Escola Estadual Antônio Coelho Dantas de Nova Palmeira é destaque no IDEPB.
A Escola Estadual Cidadã
Integral Antônio Coelho Dantas da cidade de Nova Palmeira, que faz parte da 4ª
Gerência Regional de Educação (4ª GRE), ficou entre as 10 escolas de Ensino
Médio com melhor desempenho no IDEPB 2017, recentemente divulgado pela Secretaria
de Estado da Educação (SEE/PB).
A meta prevista para 2017
foi 3.98, no entanto a ECI Antônio Coelho atingiu 5.37, se consolidando entre
os melhores resultados do Estado da Paraíba.
Implementado em 2012 pela
Secretaria de Estado da Educação da Paraíba em parceria com o Centro de
Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), o Sistema Estadual de
Avaliação da Educação da Paraíba (Avaliando IDEPB) possibilita, por meio de
medidas de desempenho dos estudantes avaliados, a aferição da qualidade do
ensino ofertado pela rede estadual da Paraíba.
Essas medidas auxiliam não
apenas a elaboração de estratégias para a melhora, mas também o cálculo do
Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB). Semelhante ao Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o IDEPB combina indicadores de
desempenho e fluxo escolar e oferece consistente diagnóstico.
A gestora escolar Sandra
Medeiros ressaltou as ações desenvolvidas na escola e comemorou o resultado.
“Desde que entrei em 2013,
uma das metas da gestão é o melhoramento da parte de interpretação e escrita,
focando também nas potencialidades no campo da matemática. Foram anos de muitos
desafios e barreiras enfrentadas, na missão de alinhar a escola com projetos
que envolvessem todas as disciplinas e as competências do IDEPB, buscando
maneiras de desenvolver um bom senso crítico dos nossos alunos. Com o passar
dos anos vi os resultados, vi que todo investimento valeu a pena. Sempre fico
surpresa com os resultados dessas avaliações, com aquela sensação de dever
cumprido, de que a Educação sempre foi e será o caminho. No ano de 2016 ficamos
em primeiro lugar na Paraíba, uma grande vitória pra a equipe ECI ACD, que
refletiu anos de trabalho e modificações no sistema pedagógico da escola. Em
2017, foi um dos maiores desafios que tivemos, pois recebemos alunos que não
faziam parte do sistema integrado, e um grande demanda de alunos vindos de
outras cidades para o turno da noite. Então, tracei metas juntamente com os
professores para um grande plano de nivelamento, que deu super certo. Obtivemos
o melhor resultado da regional e um crescimento de aprovação do ENEM. Esse ano
de 2018 adentramos a Escola Cidadã Integral e estamos na luta para os
resultados continuarem sendo almejados, na expectativa que cresçam cada vez
mais” concluiu.
Os testes aplicados foram de
Língua Portuguesa e Matemática, para estudantes do da 3ª série do Ensino Médio.
Assessoria 4ª GRE
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