https://picasion.com/

Últimas Notícias

Picuí realiza o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF.



A Prefeitura de Picuí está realizando, na manhã deste sábado, 04 de agosto, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2017-2020. O evento está acontecendo desde as 8h30min, com previsão para o encerramento às 14 horas, na Escola Ana Maria Gomes.

O evento conta com a presença dos membros do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – Nuca, dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, da articuladora do Selo Unicef, Keiles Lucena, da mobilizadora do NUCA-Picuí, Vanderlânea Macedo e de Olivânio Remígio, Prefeito de Picuí, dos secretários municipais de Educação, Administração, Saúde e Agricultura, entre outros assessores da Prefeitura Municipal de Picuí; membros do Conselho Tutelar, representantes da Juventude, de ONGs, e vários outros seguimentos da sociedade da sociedade civil.

Nos discursos, autoridades e representantes da sociedade destacaram a importância do trabalho articulado entre as secretarias para que as ações voltadas às crianças e adolescentes possam efetivamente melhorar os indicadores. Francinete Cunha abriu oficialmente o evento, relatando a gratidão por desenvolver esses trabalhos. Em seu discurso, a presidente do CMDCA destacou que “Desde que o Município de Picuí pactuou com o Selo Unicef – Edição 2017-2020, que estamos agindo sobre as prioridades e tentando aprimorar as ações das políticas públicas, visando a proteção integrada do público-alvo, vinculados aos programas e ações já implementados em Picuí.Já o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef é um momento de aprimoramento, fazendo com que a população saiba sobre a importância desse prêmio para os picuienses – não pelo prêmio em si, mas pela garantia dos direitos às crianças e adolescentes de Picuí”.  

Em sua fala, o prefeito Olivânio Remígio fez uma análise de conjuntura da situação nacional, além de falar sobre a conquista do selo e das metas do Município. “Agora temos essa nova missão, na busca do Selo UNICEF 2017-2020. Estamos trabalhando na certeza que teremos êxito nesta iniciativa”, disse.

Neste momento inicial do I Fórum Comunitário do Selo Unicef aconteceram apresentações cultural e esportiva, tendo como protagonistas as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento.

Em seguida aconteceu a apresentação da metodologia, através da notificação dos participantes da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF no município, da apresentação dos membros do CMDCA, Conselho Tutelar e NUCA-Picuí.

A mobilizadora do NUCA, Vanderlânea Macedo apresentou os objetivos e a importância do 1º Fórum Comunitário, esclarecendo ser ele um espaço de participação social de extrema importância para guiar a políticas públicas relacionadas à garantia de direitos da criança e do adolescente nos próximos anos.

Keiles Lucena, articuladora do Selo UNICEF, apresentou o diagnóstico da situação de crianças e adolescentes do município, que foi elaborado a partir da Linha de Base disponibilizada pelo UNICEF e reflexões feitas previamente ao encontro, além de frisar os principais desafios do município para a conquista dos objetivos do Selo UNICEF. O diagnóstico foi apresentado através de uma atividade lúdica.

A partir das 10h30min horas teve início as atividades dos Grupos de Trabalho, que se referem a cada um dos 11 Indicadores de Impacto Social do Selo UNICEF, quais sejam: GT 1: Direito ao Registro Civil; GT 2: Evasão Escolar; GT 3: Programas, Serviços e Benefícios Sociais para Famílias Vulneráveis; GT 4: Alimentação Infantil; GT 5: Gravidez na Adolescência; GT 6: Pré-Natal; GT 7: Óbito Materno; GT 8: Qualidade da Educação; GT 9: Direito à Vida; GT 10: Violência contra a Criança e Adolescente; e GT 11: Protagonismo Juvenil.


Ascom

Nenhum comentário