TSE apresenta tempos de rádio e TV de presidenciáveis.
Em audiência pública com a
participação de representantes de partidos e órgãos envolvidos no processo
eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou nesta quinta-feira
(23) o tempo que caberá a cada candidato à Presidência da República na campanha
de TV e rádio, que se inicia em 1º de setembro e segue até 4 de outubro – três
dias antes do primeiro turno de votação.
Foi sorteada também a ordem
de aparição de cada candidato nos dois blocos previstos para serem veiculados
pelas emissoras diariamente. A ordem será rotativa. De acordo com resolução que
regulamenta a propaganda eleitoral, aquele que abre o bloco no primeiro dia
será o último no segundo, assim por diante.
No rádio, serão veiculados
dois blocos de 12 minutos e meio às 7h e ao meio-dia, sempre aos sábados, às
terças e às quintas-feiras. Na TV, os horários serão às 13h e às 20h30, nos
mesmos dias da semana e com a mesma duração.
A divisão do tempo de TV e
rádio é feita de acordo com o tamanho das bancadas na Câmara dos partidos que
compõem a coligação de cada candidato. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin,
por exemplo, ficou com cerca de metade do horário eleitoral (Cinco minutos e 32
segundos em cada bloco diário), por integrar uma união de nove partidos.
Pelos mesmos motivos, oito
das 13 candidaturas têm menos de 30 segundos no horário eleitoral, como é o caso
de Guilherme Boulos, candidato da coligação PSOL e PCB. Ele tem apenas sete
segundos em cada bloco diário. A candidata Vera Lúcia, candidata do PSTU, tem
apenas cinco segundos.
Inserções
O TSE também apresentou o
número de inserções diárias de 30 segundos autorizadas a cada candidato. São
peças de propaganda a serem veiculadas ao longo da programação por todas as
emissoras de rádio e TV do país. A quantidade de inserções para cada candidato
obedece ao mesmo critério de divisão do horário eleitoral.
Ao final da audiência, foram
sorteadas seis inserções diárias que sobraram após a divisão do tempo entre as
coligações. Outros nove segundos em cada
bloco do horário eleitoral, que também sobraram após a divisão, serão
usufruídos sempre pelo último candidato a veicular sua propaganda.
A divisão do tempo de TV e
das inserções ainda pode ser alvo de questionamentos pelos candidatos, partidos
e coligações, e só passa a vigorar em definitivo quando for aprovado o Plano de
Mídia da Eleições 2018 pelo plenário do TSE. A votação está marcada para a
próxima terça-feira (28).
Veja a ordem de aparição dos
candidatos no primeiro dia de veiculação do horário eleitoral, o tempo em cada
bloco e o total de inserções ao longo dos 35 dias de campanha em rádio e TV:
1- Marina Silva, coligação
Unidos para Transformar o Brasil (Rede e PV): 21 segundos no horário eleitoral
e 29 inserções;
2- Cabo Daciolo (Patriota):
oito segundos no horário eleitoral e 11 inserções;
3- Eymael (Democracia
Cristã): oito segundos no horário eleitoral e 12 inserções;
4- Henrique Meirelles,
coligação Essa é a Solução (MDB e PHS): um minuto e 55 segundos no horário
eleitoral e 151 inserções;
5- Ciro Gomes, coligação
Brasil Soberano (PDT e Avante): 38 segundos no horário eleitoral e 51
inserções;
6- Guilherme Boulos,
coligação Vamos sem Medo de Mudar o Brasil (PSOL e PCB): 13 segundos e 17
inserções;
7- Geraldo Alckmin,
coligação Para Unir o Brasil (PRB, PP, PTB, PR, PPS, DEM, PSDB, PSD e
Solidariedade): cinco minutos e 32 segundos no horário eleitoral e 434
inserções;
8- Vera Lúcia (PSTU): Cinco
segundos no horário eleitoral e sete inserções;
9- Lula, coligação O Povo
Feliz De Novo (PT, PCdoB e Pros): dois minutos e 23 segundos no horário
eleitoral e 189 inserções;
10- João Amoêdo (Partido
Novo): Cinco segundos e oito inserções diárias;
11- Álvaro Dias, coligação
Mudança de Verdade (Pode, PSC, PTC e PRP): 40 segundos no horário eleitoral e
53 inserções;
12- Jair Bolsonaro,
coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL e PRTB): oito segundos
no horário eleitoral e 11 inserções e
13- João Goulart Filho
(PPL): cinco segundos no horário eleitoral e sete inserções.
Agência Brasil
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