https://picasion.com/

Últimas Notícias

Mesários serão orientados para lidar com denúncias de fraudes em urnas.



BRASÍLIA - O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse nesta segunda-feira, que será assinada na terça uma orientação conjunta entre a pasta e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento trará os procedimentos que os mesários deverão adotar no dia da eleição do segundo turno se houver denúncias de fraudes nas urnas eletrônicas. Eles também contarão com um aplicativo para fazer isso. Nas cidades onde houver Polícia Federal (PF), a corporação será avisada. Onde não houver, a Polícia Civil será acionada.

- O TSE está desenvolvido um aplicativo para que esses dados possam em tempo real ser acessados e chegar tanto à Justiça Eleitoral local, quanto aqui no (TSE), e evidentemente à Polícia Federal - disse Jungmann, após reunião com a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, na noite desta segunda-feira.

Jungmann disse também que haverá um reforço da participação da Justiça Eleitoral nos dois centros de operações ligados à Polícia Federal e ao Ministério da Segurança Pública. Eles foram criados para respectivamente investigar crimes eleitorais e garantir a segurança das eleições. Técnicos do TSE serão designados para integrar os dois centros.

- Quem rege tudo isso é a Justiça Eleitoral. Para que eu abra um inquérito, é preciso que a Justiça Eleitoral autorize, a não ser que haja um flagrante - disse Jungmann, concluindo: - (A função dos técnicos do TSE será) Acelerar o processo, o fluxo de tomada de decisão.


O Globo

Nenhum comentário