https://picasion.com/

Últimas Notícias

Rumo ao ensino médio: Abraços e choro na despedida do ensino fundamental.



Emoção e esperança marcaram cerimônia de colação de grau da escola Severino Ramos da Nóbrega.

O auditório Djailma de Lima Vasconcelos ficou pequeno para receber professores e pais que compareceram à colação de grau de estudantes concluintes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola Severino Ramos da Nóbrega, na última segunda-feira, 12.

A solenidade aconteceu na noite de ontem e certificou 48 estudantes, sendo 32 egressos do nono ano e 16 da EJA.

Além deles, discentes integrantes do projeto “Aluno de sucesso” também foram premiados durante o evento.

Colação de grau
Guia Lucena, secretária de Educação do município, foi a primeira a falar para o público. A gestora destacou o compromisso dos professores com a educação pública.

“Que bom que temos profissionais que amam o que fazem”. De acordo com a secretária, a seriedade na atuação em sala de aula é fundamental para que alunos da EJA, por exemplo, que trabalham durante o dia e frequentam a escola à noite, não desistam.



Para os que concluíram o ensino fundamental, Guia Lucena dirigiu palavras de incentivo. “Que vocês passem do ensino médio e cheguem ao ensino superior”.

Na mesma linha falou a diretora, Fabiana Casado. “Vocês não devem considerar o estudo como uma obrigação, mas como oportunidade”, aconselhou.

Mas a fala da professora Alessandra Lucena sensibilizou o público e fez algumas pessoas chorar. “Eu espero que vocês sejam muito felizes”, disse ao som de “Eu vou seguir”, de Marina Elali.

O maestro José Carlos, professor de artes e padrinho dos formandos, falou no mesmo tom: “Não parem de sonhar”.

Severino Ramos
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Severino Ramos da Nóbrega é uma das nove unidades de ensino da zona urbana integrantes da rede municipal.

Localizada no bairro Limeira e administrada pela diretora Fabiana Casado a escola conta com uma equipe de 20 professores e atende a 300 alunos.

A professora Jaucilene Macedo é coordenadora pedagógica do ensino fundamental e ex-aluna da Severino Ramos. Durante a entrega dos certificados, ela disse que se orgulha de trabalhar onde foi educada.

A professora atua em toda a rede, mas é a responsável pelo projeto “Aluno de sucesso” na unidade do bairro Limeira.

A estratégia da iniciativa é reunir alunos com diferentes desempenhos na aprendizagem para trabalharem em grupo a fim de desenvolver motivação pelos estudos e melhorar o comportamento na escola.



Integração
“O projeto ‘Aluno de sucesso’ trabalha a motivação e envolve todos os estudantes. São três grupos classificados pelo nível de aprendizagem em cada sala. Isso promove uma interação entre eles e, os mais destacados, são premiados”, explicou Jaucilene.

As crianças do projeto também receberam certificados na noite de ontem. Os que conseguiram os melhores resultados vão passar um dia em Campina Grande, com direito à visita ao shopping center e sessão de cinema.

O estudante Rickelmy Pereira está no 6º. ano e ganhou uma medalha neste bimestre porque se destacou entre os alunos de sua turma. “Eu gosto das medalhas e tenho um monte em casa”, contou orgulhoso.

Mas não é o acúmulo de honrarias o que motiva o menino a continuar estudando com dedicação. “Estudo pra mostrar aos meus amigos que sou capaz”, explicou. 

Eficiência e investimentos
A Secretaria de Educação do município conta com uma rede de 14 escolas, sendo nove na zona urbana e cinco na rural.

Além das unidades educacionais, ela cuida também da gestão do Centro de Processamento da Alimentação Escolar (CPAE), conhecido como “cozinha industrial”.

De acordo com números revelados pela secretária, Guia Lucena, 3.663 alunos são atendidos em atividades de transporte, alimentação e ensino.

O esforço empreendido diariamente por todo o pessoal da secretaria permitiu o alcance do segundo melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre os municípios da Quarta Regional de Ensino da Paraíba.

A qualidade da educação, segundo o prefeito Olivânio Remígio, “É resultado de fortes investimentos por parte da Prefeitura”.

Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2017, Olivânio ampliou os recursos na educação do município. Nos últimos 22 meses já foram empenhados mais de 32 milhões de reais para o custeio das ações da secretaria.

A média mensal de investimentos se aproxima de um milhão e meio de reais.

“O resultado de todo o trabalho é a satisfação de poder oferecer ensino de qualidade a alunos como os da escola Severino Ramos da Nóbrega”, concluiu o prefeito.


Ascom

Nenhum comentário