Banco do Brasil permite pagamento de IPVA pelo WhatsApp.
O Banco do Brasil vai
permitir que seus clientes façam o pagamento do Imposto sobre Propriedade de
Veículos Automotores (IPVA) e outras taxas cobradas pelo Detran, diretamente
pelo WhatsApp. A transação passou a fazer parte do rol de serviços de
atendimento a clientes do banco por meio do aplicativo de mensagens
instantâneas.
Para efetuar o pagamento do
IPVA e outras taxas, incluindo multas de trânsito, o cliente do banco deve
informar o código do Renavam, a placa do veículo e o CPF do proprietário. A
utilização do WhatsApp como um canal de atendimento do BB requer o
cadastramento prévio do telefone do cliente em suas informações cadastrais
registradas no banco.
A operação, por enquanto, só
está disponível nos estados do Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no
Distrito Federal. Nos demais estados, o uso do WhatsApp deverá estar disponível
nos próximos meses, após a adequação de sistemas das secretarias de Fazenda com
a tecnologia do banco, informou a assessoria da instituição.
O atendimento pelo Whatsapp
foi lançado para todos os clientes em setembro de 2018, com opção para 14
transações. Em dezembro, o BB foi o primeiro banco a permitir saque pelo
WhatsApp. Com mais essa solução, já são 16 transações que podem ser realizadas pelo
aplicativo de mensagens, incluindo rastreio de cartão, consulta de limite,
extrato, saldo e fatura do cartão, poupança e conta-corrente, além de recargas
de celular e transferências entre contas.
O banco informou que, em
menos de quatro meses, já foram realizadas mais de 100 mil transações
(financeiras e consultas) pelos clientes via WhatsApp. Os saques e
transferências realizados por meio do aplicativo são limitados até R$ 300.
Como funciona
A solução alia o uso da
inteligência artificial, por meio de chatbot (uma máquina que conversa com o
cliente), e as mensagens são criptografadas de ponta a ponta. Para acessar o
Banco do Brasil no WhatsApp é necessário salvar o telefone [+55] 61 4004 0001
no celular e iniciar uma conversa. O aparelho e o número do cliente precisarão
estar cadastrados previamente.
Quando um serviço de
informações, como solicitar um extrato de conta-corrente, for solicitado pelo
cliente, um código de confirmação será enviado pelo banco via push ou SMS. Para
as outras transações, os clientes também deverão digitar sua senha. Depois, o
cliente receberá uma resposta confirmando a transação, tudo em texto. Se houver
necessidade de atendimento humano, o cliente passará a ser atendido por um
funcionário do BB.
A tecnologia de assistência
virtual vem sendo utilizada pelo BB desde 2017, utilizando inteligência
cognitiva. Segundo o banco, o chatbot responde por meio de uma linguagem
natural e aprende constantemente com base nas interações dos usuários.
"Após o lançamento do seu Assistente Virtual, o Banco do Brasil aumentou
71% suas interações com os clientes via mídias sociais", informou o BB.
Agência Brasil
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