https://picasion.com/

Últimas Notícias

João Azevêdo diz que Estado elabora planos de segurança para 11 barragens na PB. Inclusive em Picuí.



O governador João Azevêdo anunciou planos de segurança para 11 grandes barragens na Paraíba. O gestor disse, nessa segunda-feira (28) no programa Fala Governador, na rádio Tabajara, que existem várias barragens no estado e que antes mesmo do desastre em Mariana e em Brumadinho, Minas Gerais, o governo já vinha se preocupando com essa questão.

“Desde que nós estávamos à frente da secretaria, em 2011, nós começamos a nos preocupar com essa questão de segurança de barragens. Existem, hoje na Paraíba, aproximadamente 130 barragens que são monitoradas pelo Governo do Estado. Entretanto, a gente sabe que existem milhares de barragens na Paraíba, cujos proprietários são privados e que construíram barragens nas suas propriedades com diversas destinações de uso de cada barragem. Nós temos uma preocupação muito grande”, explicou João Azevêdo.

O governador disse, ainda, que os planos de segurança das 11 grandes barragens foram “contratados e estão em elaboração. ” Ele disse que essa medida foi estabelecida pela nova legislação e que todos os estados deverão fazer, mas que a Paraíba saiu na frente.

Ele deu mais detalhes dos projetos sobre as barragens. “Estamos fazendo já esses planos de segurança de barragens, como é o caso de Camará. Além de plano de segurança, nós temos o plano de enchimento. Nós contratamos o que chamamos de plano de enchimento que é o acompanhamento do enchimento dessa barragem por uma empresa. ”

João Azevêdo listou quais barragens serão alvos do plano de segurança citado. “Nós vamos fazer os planos de segurança para as barragens de Várzea Grande, em Picuí; Santa Rosa, em Brejo do Cruz; Poleiros, em Barra de Santa Rosa; Filismino de Queiroz, em São Vicente do Seridó; Capoeira, em Santa Teresinha; Cacimba de Várzea, lá em Cacimba de Dentro; Baião, em São José do Brejo do Cruz; Bom Sucesso, lá em Sossego; Camará, em Alagoa Nova; Acauã, lá de Itatuba e a barragem de Camalaú, em Camalaú. ”

Ainda segundo João Azevêdo, “essas barragens terão seus planos de segurança elaborados para que a gente possa evitar qualquer desastre, qualquer problema que nessas barragens possa ocorrer. Além disso, as outras barragens passam dentro de um programa de recuperação que nós implantamos desde 2011 e que vamos dar continuidade. Mais de 50 barragens já tiveram ações promovidas pela Secretaria de Recursos Hídricos e pela Agência Executiva de Obras.”

O gestor disse que esse programa de atenção às barragens “já envolveu mais de R$ 21 milhões, todos de recursos próprios. Vamos dar continuidade indo além do monitoramento que é feito hoje pela sala de situação de algumas barragens, além do trabalho que é feito com relação a recuperação dessas barragens. Vamos inclusive, viabilizar um recurso que o Governo do Estado implantou através do sistema de rádio para segurança. Tivemos uma reunião com a Motorola que vai permitir que nós utilizemos esse mesmo sistema para monitorar todas as barragens do Estado geridas pela Aesa.”


ClickPB

Nenhum comentário