https://picasion.com/

Últimas Notícias

Servidores tem faixa de protesto por salários atrasados retirada em Pedra Lavrada PB.



O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região do Curimataú e Seridó (SINPUC) realizou, na manhã desta segunda-feira (14), um protesto em algumas vias públicas da cidade de Pedra Lavrada, cobrando o pagamento dos salários atrasados do mês de dezembro de 2018, e uma data base para o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais de Pedra Lavrada.

O protesto foi realizado através de faixa fixadas com os dizeres: “Prefeito, respeite os servidores e pague nosso salário em dia” e “Prefeito, se não paga os servidores param. (SINPUC)”.  Logo após a fixação das faixas, uma delas foi removida e rasgada, conforme imagem, segundo testemunhas, por determinação do fiscal de rua da cidade.

“Eu quero acreditar que não foi o prefeito que mandou tirar as faixas, porque isso seria um absurdo. O direito a expressão é legitimo. O sindicato autorizou a confecção das faixas atendendo as reivindicações dos servidores de Pedra Lavrada. As faixas não comprometeram a integridade moral do gestor, ela apenas expressava a indignação da categoria quanto aos atrasos e a data base”, disse o presidente do SINPUC Sebastião.

Tião, como é conhecido, afirmou ao blog andersoneliziairo.com desconhecer que existisse alguma lei municipal que obrigasse solicitar a permissão do poder executivo para a fixação das faixas em vias publicas, porém, que mesmo que exista uma lei, caberia a gestão municipal notificar o sindicato antes de remover a faixa.
 
“Não existe nenhuma lei no município que para você fixar alguma coisa nos prédios públicos precise de autorização, mesmo assim, se tivesse essa lei determinando que tivesse que ter a autorização do executivo, a prefeitura teria que mandar o sindicato tirar a faixa e não ela tirar”, disse.

Ao blog andersoneliziario.com, o prefeito de Pedra Lavrada Jarbas Melo (PSD), afirmou que o protesto é devido ao atraso do pagamento do mês de dezembro de 2018.

Segundo o prefeito, os funcionários da Educação do município estão com seus salários atrasados em 14 dias e os demais funcionários em quatro dias.

“Efetivo nós pagamos o 13º de todos falta pagar o mês de dezembro que geralmente nós pagamos no dia 10. Os professores recebem dia 30, esses estão com 14 dias de atraso e o restante está com quatro dias de atraso já que o pagamento é realizado geralmente no dia 10”, disse o prefeito.

O prefeito afirmou ao blog que os aposentados do município receberam seus 13º no dia 20 de dezembro e suas aposentadorias no dia 30 de dezembro.

Questionado sobre as pautas levantadas pelo sindicato sobre o salário em atraso de dezembro e a data base para o pagamento dos salários dos servidores, o prefeito afirmou ao blog andersoneliziario.com, que irá sentar com o sindicato para negociar algum acordo porque, no momento, está de mãos atadas e não tem condições de fixar uma data base para os pagamentos. 
 
Retirada da faixa
“Estou aguardando o sindicato para conversamos a respeito do mês em atraso e possamos chegar a um acordo. Infelizmente nossa situação é ruim e vou buscar entrar em um consenso com a categoria, quem sabe até entrarmos em um novo parcelamento”, disse.

Questionado sobre o protesto através das faixas fixadas na manhã desta segunda-feira, o prefeito Jarbas negou que tivesse mandado tirar as faixas e que só ficou sabendo das ações através de mensagens.

“Em momento algum ordenei que tirassem as faixas. Passei a amanhã atendendo em meu gabinete, e só tomei conhecimento do ocorrido através do WhatsApp”, disse.

O presidente do SINPUC, afirmou ainda que está marcando com o prefeito uma reunião para tratar sobre o episódio nesta terça-feira, porém, que em respeito ao sindicato irá formalizar um boletim de ocorrência sobre a retirada da faixa.


Por Anderson Eliziário

Nenhum comentário