https://picasion.com/

Últimas Notícias

Professora ministra palestra sobre cuidados paliativos no campus Cuité da UFCG.



O Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, promoveu na noite dessa terça-feira (26) uma palestra sobre cuidados paliativos, ministrada pela professora doutora Glenda Agra, do curso de Enfermagem do CES/UFCG. A atividade, realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Saúde e Enfermagem (GEPISE/UFCG), aconteceu no Auditório do CES e teve como público alvo estudantes, professores e funcionários do Centro, especialmente, da área da saúde e profissionais da rede de atenção à saúde do município de Cuité e região.

Com o tema “Onde não puderes amar, não te demores": o verdadeiro sentido dos cuidados paliativos “, a palestra teve como principal propósito sensibilizar o público presente, no sentido de disseminar o conhecimento científico e técnico de como cuidar da pessoa que está em processo de finitude humana.

“É importante incentivar as pessoas a refletirem sobre como cuidar melhor de si mesmas, para depois cuidarem das pessoas que apresentam uma doença ameaçadora de vida. Tudo começa pela sensibilização”, destacou a palestrante.


Desde novembro de 2018, os cuidados paliativos tornaram-se Resolução (RES 41 de 31 / 10 / 2018) pelo Ministério da Saúde e uma das prerrogativas é disseminar informações sobre essa modalidade terapêutica na sociedade, no sentido de todas as pessoas saberem a importância dessa forma de cuidar tão importante, sobretudo quando apresentam uma doença ameaçadora de vida (aquelas que não apresentam possibilidades terapêuticas de cura) e que podem beneficiar a si próprios e a sua família.

A palestrante

A professora Glenda Agra é psicóloga clínico-hospitalar; enfermeira, Especialista em Cuidados Paliativos Multiprofissional, Mestre na Atenção à Saúde do Adulto e Doutora em Saúde e Enfermagem pela UFPB. Além disso, é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Saúde e Enfermagem GEPISE/UFCG), Grupo de Estudos e Pesquisas em Tratamento de Feridas (GEPEFE/UFPB), preceptora da Liga de Cuidados Paliativos do CCBS/UFCG, voluntária da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital Padre Zé / João Pessoa-PB, além de docente do curso de Bacharelado em Enfermagem do CES/UFCG, desde 2011.



Ascom CES/UFCG

Nenhum comentário