Caminho profuso das Escolas Cidadãs Integrais impulsiona Escolas Regulares na Paraíba.
Partimos do princípio que no
contexto atual da realidade político-brasileira, Educação marca grandes
evoluções. Para nós paraibanos, falar em Educação tem sido constantemente,
motivo de entusiasmo. As escolas de tempo e educação integral aclamadas pelos
bons resultados de Pernambuco, serviram de inspiração para outros estados e a
Paraíba foi um deles. Chamadas de Escolas Cidadãs Integrais, começaram a ser
pensadas em 2015 e já foram implantadas em 2016, a princípio com 8 unidades.
Diante do bom desempenho e aceitação por parte da comunidade escolar, em 2017 o
número foi ampliado para 33 Escolas Cidadãs Integrais. No ano seguinte, os feitos foram tão efusivos
que pularam de 33 para 102 escolas contempladas. Este ano, a Paraíba é o
segundo Estado do Brasil, com maior percentual de escolas em Educação Integral
possuindo, portanto, 37% das escolas funcionando assim. Atualmente são 153
escolas em 89 cidades e com 50 mil estudantes beneficiados. Só na 4ª Gerência
Regional de Ensino são 9 escolas.
De Diretor de Escola Cidadã
a Gerente Regional, hábitos adquiridos não são deixados de lado.
José Maricléferson Gomes e
Silva, atualmente Gerente da 4ª Regional de Educação, vivenciou as metodologias
exitosas das Escolas Cidadãs Integrais, como acolhimento e práticas de TGE
(Tecnologia de Gestão Educacional) durante o período que passou como gestor da
ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, assim os hábitos adquiridos
quando diretor e a pedido da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e
Tecnologia da Paraíba, algumas metodologias de êxito das escolas de tempo
integral agora são incluídas nas Escolas Regulares da gerência. Acolhimento
diário, Guias de Aprendizagem e outras noções de TGE figuram as novas
atribuições dessas escolas.
As cidades de Frei Martinho,
Nova Palmeira, Baraúna, Nova Floresta, Cuité, Sossego, Barra de Santa Rosa,
Damião, Picuí, Cubati, Pedra Lavrada e Seridó fazem parte da 4ª Gerência
Regional de Ensino. Ao todo são 6 Escolas Cidadãs Integrais, 3 Escolas Cidadãs
Integrais Técnicas e 11 Escolas Regulares, totalizando 21 escolas (ECI Orlando
Venâncio dos Santos, EEEF André Vidal de Negreiros, ECI Pedro Henrique da
Silva, ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, EEEM Prefeito Severino
Pereira Gomes, EEEF José Coelho, EEEFM José Luiz Neto, ECIT Iolanda Tereza Chaves,
ECI Francisco Marques de Melo, ECI Prefeito Aguitonio Dantas, EEEFM José
Rolderick de Oliveira, EEEF Depurado José Pereira, ECI Antonio Coelho Dantas,
ECI Graciliano Fontini Lordão, EEEM Matildes de Melo Burity, ECIT Professor
Lordão, EEEFM Felipe Tiago Gomes, EEEM Severino Gregório, EEEFM José Vitorino
de Medeiros, EEEF Inácio Claudino, EEEFM Cícero dos Anjos), beneficiando 7.977
estudantes. Segue o trabalho!
Escolas Cidadãs Integrais,
Técnicas e/ou Socioeducativas da Paraíba
O foco das Escolas Cidadãs,
sejam elas Integrais, Técnicas ou Socioeducativas, está na formação dos jovens
por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas,
que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem
integrantes do seu Projeto de Vida, pois tudo gira em torno do estudante e dos
seus sonhos e objetivos.
O período letivo tem a
duração diária de 9 horas e 30 minutos, com refeições incluídas (almoço e
lanches) e nesse espaço de tempo, além das disciplinas obrigatórias, aos
estudantes são oferecidas semestralmente, disciplinas eletivas, propostas pelos
professores e\ou pelos estudantes e objetivam diversificar, aprofundar e
enriquecer os conteúdos trabalhados pelas disciplinas da Base Nacional Comum.
Assim como, são estimulados a participar de organizações como Clubes de
Protagonismo, Conselho de Líderes, Grêmio Estudantil ou ainda se juntar para
colaborar no dia-a-dia da escola.
As Escolas Cidadãs Integrais
vêm apresentando excelentes resultados tanto em avaliações internas quanto
externas e outras melhorias. É alto o índice de aprovações no Sisu ou até mesmo
da participação no ENEM 2018, pois são 91% dos estudantes matriculados no 3º
ano do Ensino Médio tentando uma vaga em alguma Instituição de Ensino Superior.
O crescimento do IDEPB é 3 vezes maior do que o das escolas de ensino regular,
já no segundo ano de implantação e é valido salientar que a Paraíba,
considerando apenas estas escolas de ensino integral, no segundo ano de
implantação, está entre os três melhores estados do país em relação ao IDEB.
Por Assessoria 4ª GRE
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