https://picasion.com/

Últimas Notícias

RECANTO DE ARTISTAS: CENEP leva destaques de Nova Palmeira-PB para o SNCT realizado em Campina Grande-PB.

O evento que é realizado desde o ano de 2004, em diferentes cidades do país, tem a coordenação do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, com objetivo de mobilizar a população, especialmente as crianças e os jovens, sobre temas relacionados à ciência e tecnologia.

Na edição deste ano, a SNCT aborda o tema "Ciência, Saúde e Esporte", oportunidade em que serão estimuladas e promovidas atividades de divulgação e mostra de pesquisas, conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema.

Em Campina Grande, a comissão municipal é formada por representantes da Prefeitura Municipal, Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e SEBRAE, organizadoras e apoiadoras da SNCT no município; Universidades Federal de Campina Grande e Estadual da Paraíba, Escola Técnica Redentorista (ETER), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), EMBRAPA, escolas públicas e particulares.

A abertura aconteceu nesta terça (22), no Centro de Tecnologia Educacional (CTE).

Nesta quarta (23) e quinta (24), o Parque da Criança recebe, exposições, demonstrações de projetos científicos e de equipamentos desenvolvidos por estudantes de universidades, institutos de pesquisa e escolas técnicas de Campina Grande e de alguns municípios paraibanos.

Guia Bezerra contemplando obra do artesão Márcio

A ONG CENEP (Centro de Educação Popular), situada em Nova Palmeira, através de sua coordenadora, Maria de Lourdes Gomes de Lima (Nêga Lourdes), foi convidada pelo INSA a participar do grandioso evento e, com total apoio da Prefeitura e Câmara Municipal da cidade nova-palmeirense, levou a Rainha da Borborema seus Artesãos, Oficina de Remédios Caseiros e o seu Grupo Teatral que, apresentou em dois turnos (manhã/tarde) a peça O Bosque Encantado das Abelhas, de autoria de Edson Camargo vice-prefeito de Nova Palmeira.

Assista abaixo ao vídeo da peça: O Bosque Encantado das Abelhas, de autoria de Edson Camargo.

O artesão Danilo Silva, 17 anos (que desponta no cenário artístico de Nova Palmeira), Márcio Greycke e Erinaldo Vieira da Costa, estão tendo a oportunidade de mostrar a qualidade de suas obras, evidenciando para fora da região do seridó paraibano, o celeiro de artistas que possui a cidade. 

Artesão Danilo Silva

Estudantes de várias escolas estaduais da cidade de Campina Grande e o público em geral, lotaram as dependências destinada ao CENEP, no Parque da Criança, para apreciar as artes expostas pelos talentos da Terra do Carnaval.

Artesão Erinaldo Costa
Além do grupo teatral e artesãos, a cidade de Nova Palmeira também se destacou através da Oficina de Remédios Caseiros (autorizada pela AGEVISA-PB), que por dois dias deixou sua sede na cidade nova-palmeirense e se instalou no Parque, em Campina Grande, mostrando as propriedades e utilidades das plantas medicinais.

Rejane Queiroz, Auxiliar de laboratório

Marcaram presença, além dos artesãos acima citados e os representantes da peça teatral, nomes como: Guia Bezerra (Autora do Hino e da Padroeira de Nova Palmeira), Osmar Pinheiro (ex-vereador e presidente da câmara municipal entre 1964-1969), o vice-prefeito Edson Camargo, a coordenadora teatral Manailma Santos, Rejane Queiroz (auxiliar de laboratório) e o responsável pelo transporte dos participantes do evento, Adriano Lopes.
Osmar Pinheiro, Guia Bezerra, 'Nêga Lourdes' Edson Camargo e Adriano Lopes
O encerramento estadual do evento acontecerá na sexta-feira, 25 de outubro, no Teatro Municipal Severino Cabral, com palestra proferida por um representante do Ministério da Ciência e Tecnologia. 
Artesão Márcio Greycke
ClickPicui com Blog de Nova Palmeira

Nenhum comentário