https://picasion.com/

Últimas Notícias

ELEIÇÕES 2014: Ricardo acusa Cássio de 'compra' de prefeitos.

A coligação do governador Ricardo Coutinho (PSB) denunciou, nesta quinta-feira (24), um suposto esquema de 'compra' de apoio político de prefeitos realizado pela coligação do candidato Cássio Cunha Lima. De acordo com o jurídico de Ricardo, foi protocolada uma notícia-crime na Superintendência da Polícia Federal na Paraíba pedindo a investigação do caso. A principal prova apresentada é a gravação de uma conversa telefônica, na qual um aliado de Ricardo se passa por assessor do candidato tucano.
A denúncia foi feita durante uma entrevista coletiva, na sede da Associação Paraibana de Imprensa (API), que contou com a participação dos advogados da coligação 'A Força do Trabalho' e do jornalista Célio Alves, que faz parte da coordenação da campanha de Ricardo.

Segundo o que foi apresentando, a denúncia contra Cássio se fundamenta na gravação telefônica que envolve o prefeito da cidade de Caiçara, Cícero Francisco (PSB), feita sem que o gestor municipal soubesse.Célio Alves explicou que a conversa foi entre o prefeito e o jornalista Sales Dantas, ex-secretário estadual da Pesca, que se passou por chefe de gabinete de Cássio Cunha Lima.
De acordo com Alves, no último final de semana houve um evento da coligação em Bananeiras e Cícero Francisco não compareceu. Depois disso, integrantes da campanha de Ricardo tentaram sem sucesso falar com o prefeito de Caiçara. Já tendo suspeitas do possível esquema ilegal, houve o contato de Sales Dantas com Cícero, inicialmente por mensagem de texto.

“De repente o prefeito respondeu a mensagem e atendeu a ligação originada daquele número de telefone e nesta conversa Sales Dantas, se passando pelo chefe de gabinete, fez a conversa com o prefeito tratando da adesão dele ao senador. Falou-se em R$ 200 mil, o prefeito revelou que tinha acertado com o presidente da Assembleia (Ricardo Marcelo) R$ 600 mil, que esse valor seria para ele, os vereadores de sua bancada e o vice-prefeito”, afirmou Célio Alves.
Durante a coletiva, Célio disse que essa conversa aconteceu na terça-feira (22) e no dia seguinte o apoio de Cícero Francisco a Cássio Cunha Lima foi anunciado. No entanto, é preciso deixar claro que essa adesão foi anunciada por meio de nota na mesma terça-feira.

O advogado da coligação de Ricardo, Celso Fernandes, que participou da entrevista coletiva, afirmou que o esquema de compra de apoios está acontecendo em larga escala. “São pessoas interpostas que estão fazendo a negociação, os valores estão caindo em contas de laranjas. É importante que a Polícia Federal investigue isso a partir de agora”, disse.
A notícia-crime protocolada na Polícia Federal é contra Cássio Cunha Lima, Cícero Francisco e Ricardo Marcelo. “Nós não podemos citar outros nomes, tendo em vista que essa investigação tem contornos de sigilo”, ressaltou Celso Fernandes.

Ainda de acordo com o jurídico de Ricardo Coutinho, a gravação apresentada à Justiça é considerada legal porque um dos participantes da conversa, no caso Sales Dantas, sabia que estava sendo gravado.
A reportagem tentou contato com o jurídico da coligação 'A Vontade do Povo', do candidato Cássio Cunha Lima, para ter um posicionamento, mas as ligações não foram atendidas. Os telefonemas para procurador da Assembleia Legislativa, Abelardo Jurema Neto, e para a prefeitura de Caiçara também não foram atendidos.


JPOnline

Nenhum comentário