https://picasion.com/

Últimas Notícias

Esperança Picuí e São Bento sediarão as últimas audiências públicas da Frente Parlamentar da Água da ALPB.


Depois destas três audiências, a Frente vai elaborar um relatório técnico que será encaminhado às autoridades municipais, estaduais e federais.

O presidente da Frente Parlamentar da Água, deputado estadual, Jeová Campos (PSB) confirmou a realização das três últimas audiências públicas da Frente antes da elaboração do relatório técnico que será encaminhado para as autoridades municipais, estaduais e federais e entregue ao ministro da Integração, Gilberto Magalhães Occhi.  Duas audiências acontecem nesta sexta-feira (08), nas cidades de Esperança, pela manhã, e Picuí, à tarde. A cidade de São Bento vai encerrar os trabalhos de debates e coleta de dados pela Frente, na próxima segunda-feira (11), com uma audiência na Câmara Municipal, às 10h.

As atividades da Frente, em Esperança, começam com uma visita a Barragem de Camará, situada  no leito do Rio Riachão, às 8h, seguida de uma visita às obras da barragem de Pitombeira, em Alagoa Grande, na divisa dos municípios de Alagoa Nova e Areia, e serão encerradas com uma audiência pública, na Câmara de Vereadores, às 11h. As atividades em Picuí começam às 17h, com uma audiência pública, na Câmara Municipal da cidade. A programação de São Bento, no dia 11, também acontece na Câmara de Vereadores, às 10h.

“Todas as atividades da Frente Parlamentar, as visitas, as audiências, as reuniões, serão sintetizadas em um relatório que vai não apenas retratar o que vimos e vivenciamos nestes momentos, mas, também, propor ações e soluções que garantam segurança hídrica para os paraibanos e faça com que as águas da transposição não apenas cheguem, mas sejam disponibilizadas com  qualidade para ser consumida”. destaca Jeová.

O presidente da Frente Parlamentar da Água lembra que durante as audiências e visitas, os integrantes da Frente identificaram também a necessidade de intervenções e mudanças no projeto original da transposição do Rio São Francisco. “Em alguns locais, falta canais de interligação, ramais, que sem eles a água não chegará à casa dos paraibanos”, explica Jeová, citando o caso da realização da obra do canal que fará a integração do município de Cajazeiras a barragem de Engenheiro Ávidos que sequer foi licitada. “Sem esse trecho, de apenas 13 km, será impossível a água da transposição chegar até Cajazeiras”, afirma o deputado.

 A licitação do Lote 3 do canal Acauã-Araçagi também é urgente, segundo Jeová. Ele destaca que a Frente identificou que Lote 1 está com 70% de suas obras concluídas, o Lote 2 com 20% e o Lote 3 ainda não foi licitado. Em Monteiro, identificamos que a obra da transposição, que já está com 71% de sua totalidade concluída e deve ficar pronta em setembro de 2016, não contempla a construção de um canal de integração que liga os 3 km que separam a passagem principal da água da transposição ao açude de Pocinhos. “Sem esse canal, as águas da transposição simplesmente não chegarão ao açude e, consequentemente, a Monteiro”, esclarece Jeová, lembrando que Pocinhos está seco e Monteiro está sendo abastecida por Poções que já está em situação crítica. “Esses são apenas alguns dos itens que integrarão o relatório”, adianta Jeová.



News Comunicação

Nenhum comentário