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Gestores escolares podem adquirir alimentos produzidos por agricultores familiares.


Os gestores escolares da rede estadual de ensino podem acessar o site da Gestão Unificada (Emater, Emepa e Interpa) para verificarem quais os produtos da agricultura familiar estão disponíveis para complementar a merenda dos alunos.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os editais, com as estimativas de produção em cada município, estão disponíveis no site: www.emater.pb.gov.br.

De acordo com o gerente operacional de Assistência Escolar Integrada (GEAESI/SEE), Eli José Portela, o PNAE tem avançado nos últimos anos e, atualmente, o envolvimento dos gestores escolares e prefeitos em adquirir os alimentos produzidos pelos agricultores é notório.

“Os gestores, hoje, entendem que precisam cumprir a Lei nº 11.947, de 2009, que determina o mínimo 30% do valor repassado aos estados, municípios e Distrito Federal, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para o PNAE, à compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar”, explicou Portela.

Recentemente, foi feita uma reunião de avaliação do PNAE, na Paraíba, com objetivo de analisar o desempenho do programa em 2015 e traçar estratégias para os próximos meses.

Segundo Portela, a avaliação foi para ajustar as necessidades e as ferramentas que podem ajudar ao pleno êxito do programa.

Participaram do evento, representantes do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e da Gestão Unificada (Interpa, Emepa e Emater); do Ministério Público Federal, Assembleia Legislativa, UFPB, além de vários agricultores e associações ligadas às causas rurais.

Em caso de dúvidas, os gestores podem entrar em contato com a Emater, por meio dos telefones  (83) 3218-8100 ou 3218-8101.



com Secom/PB

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