Home » » Inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro 2016 começam no dia 23.

Inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro 2016 começam no dia 23.


Começam no dia 23 de março as inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2016. Realizado anualmente pela Câmara dos Deputados, o PJB tem por objetivo possibilitar aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

Serão selecionados 78 alunos que são empossados como deputados jovens e que terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Os alunos também passarão pela experiência de convivência com culturas e cores de todas as partes do Brasil, potencializando a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político. A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do Ensino Médio.

Os alunos interessados em participar devem escrever um projeto de lei onde devem pensar na realidade de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema. O regulamento do PJB estará no Manual de Procedimentos 2016, no endereço eletrônico (http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/parlamentojovem), a partir do dia 23 de março. Nele os alunos poderão verificar o número de vagas para cada Estado.

O PJB mantém um canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro. Na Paraíba, mais informações podem ser obtidas pelo número (83) 3218-4327 (Falar com Ewerton Alexander – Coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro na Paraíba).



Ascom
Compartilhe: :

0 comentários:

Postar um comentário