https://picasion.com/

Últimas Notícias

Toda escola do Semiárido com água de qualidade, banheiro e cozinha.


O SERTA - Serviço de Tecnologia Alternativa e Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância publicaram versão eletrônica de um Guia Metodológico que orienta os municípios que concorrem a edição 2013-2016 do Selo Unicef Município Aprovado. O guia acompanha um vídeo que relata experiências bem-sucedidas a partir da metodologia contextualizada do SERTA em escolas, com participação da sociedade civil, do governo e de organizações sociais, a fim de que possa inspirar boas práticas nos municípios da região.

O Serta é organização parceira na realização do Programa. Além de acompanhar os municípios participantes dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, a organização vem contribuindo no debate da questão da água de qualidade, banheiro e cozinha nas escolas. O material encontra-se disponível no site do Serta e Selo Unicef.

A Articulação Semiárido (ASA) já deu vários passos na perspectiva da água. Entre eles o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e o Programa Cisterna nas Escolas, que estão sendo construídas no Semiárido. “O que nós precisamos trabalhar é criar condições para que as escolas estejam plenamente abastecidas e as crianças tenham respeitado o seu direito primordial de ter água de qualidade nas escolas, para que funcionem constantemente”, disse o coordenador executivo da ASA pelo estado da Bahia, Naidson Batista.

De acordo com o sócio fundador do SERTA, Abdalaziz de Moura, mentor do Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS), os desafios apresentados pela Edição do Selo “só avançam se houver mobilização social dos diversos autores envolvidos com essa causa. E todos nós sabemos que o bem-estar das crianças, em relação à infraestrutura, contribui muito com o direito de aprender e melhora sensivelmente as condições de aprendizado”.

Os municípios que concorrem a edição do Selo Unicef 2013-2016 Município Aprovado são acompanhados por etapas de ciclos de capacitações que englobam a realização de fóruns comunitários, oficinas e o desenvolvimento de atividades. O Selo Unicef é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. As temáticas são aplicadas nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas.




Por Romário Henrique - comunicador popular da ASA

Nenhum comentário