Governo do Estado e MEC assinam termo para mais seis escolas técnicas.
Imagem ilustrativa - da Internet |
O
governador Ricardo Coutinho e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento
da Educação (FNDE/MEC), Gastão Vieira, assinam nesta terça-feira (10), às 10h,
o Termo de Compromisso para a construção de seis novas Escolas Cidadãs Técnicas
no Estado. A solenidade ocorrerá na Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João
Pereira Gomes Filho, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, durante
realização do 1º Encontro das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba. As seis
novas escolas técnicas serão construídas nos municípios de Campina Grande,
Guarabira, Patos, Itaporanga, Sousa e Serra Branca.
O
encontro reunirá gestores, professores e alunos das oito escolas da rede
estadual onde foi instituída a modalidade de ensino. A programação do evento
consta de visita à sala de aula da disciplina eletiva chamada De Pernas para o
Ar, que utiliza a Robótica; visita à sala de aula da disciplina eletiva chamada
Um passeio pelo mundo do desporto adaptado, que trabalha a inclusão e o relato
de experiência de transformação de vida do aluno protagonista Hudson Tawan
Pavosqui da Silva a partir de seu ingresso à ETE de João Pessoa.
As
Escolas Cidadãs Integrais estão localizadas do Litoral ao Sertão, nos
municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Mamanguape, Itabaiana, Campina
Grande e Itaporanga, onde estão matriculados mais de 1.529 estudantes em tempo
integral. Nesse modelo de escola, implantado em 2016, a equipe de profissionais
com formação específica e contínua e as práticas pedagógicas incentivam o
desenvolvimento de competências pessoais e sociais dos estudantes, pois além
das matérias da Base Nacional Comum (Português, Matemática, etc.) os alunos têm
aulas de Orientação de Estudo, Preparação para o Pós-Ensino Médio, Avaliação
Semanal, disciplinas eletivas e práticas de laboratório.
As
oito Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas são uma
rede de unidades de ensino com foco no projeto de vida do estudante. Nessa nova
metodologia, o estudante é estimulado a ser o protagonista de sua própria
história, um agente transformador da realidade onde está inserido. Os
professores, gestores e coordenadores dessas unidades de ensino passaram por
formação, para oferecer um desenho curricular diferenciado, com metodologias
específicas, apresentando aos estudantes a possibilidade de ser o que eles
quiserem ser.
O
currículo das Escolas Cidadãs Integrais é composto por: Componentes
curriculares da Base Nacional Comum; Parte diversificada do currículo com
atividades de Projeto de Vida; Orientação de Estudos e Avaliação Semanal;
Atividades Obrigatórias e Eletivas de Complementação Curricular. Essas escolas
têm jornada diária de 9h30min, cinco dias por semana, iniciando às 7h30 e
concluindo às 17h.
A
proposta de escola integral se subdivide em três modelos, que se diferenciam
apenas na matriz curricular e na proposta de gestão, são elas: As Escolas
Cidadãs Integrais Acadêmicas, as Escolas Cidadãs Integrais Técnicas e as
Escolas Cidadãs Integradas.
ascom
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