https://picasion.com/

Últimas Notícias

Agricultores de Picuí participam de Capacitação em Gerenciamento da Água para Produção de Alimentos.


Nos dias 20,21 e 22 de junho, famílias agricultoras beneficiárias do Programa Uma terra e Duas Águas-P1+2, moradoras das cercanias do distrito de Santa Luzia e das comunidades Gravatá, Mari Preto e Volta, participaram de Capacitação em Gerenciamento da Água para Produção de Alimentos-GAPA.

Durante a capacitação em GAPA, as famílias se apropriam de conhecimentos sobre o manejo da água no arredor de casa, os cuidados com a horta, as plantas medicinais, o uso dos defensivos naturais, a fertilização do solo, o acesso aos fundos Rotativo Solidário entre outros assuntos.


A capacitação foi encerrada com uma visita de intercâmbio á Fazenda Gavião, localizada na zona rural de Picuí-PB, no Seridó Oriental. Durante a visita as famílias puderam conhecer práticas agroecológicas de manejo do solo e de lavouras perenes resistentes á estiagem. Também conheceram técnicas de recuperação de área degrada e técnicas de combate à desertificação, implantadas em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB, o Centro de Educação e Organização Popular-CEOP e a família proprietária. O intercambio ainda possibilitou ás famílias participantes a troca de saberes e a visualização de ações que podem ser encampadas pelas políticas públicas locais, possibilitando a reorganização da agricultura familiar adequada à realidade climática do Semiárido.

Estas atividades foram realizadas pelo Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar-COLETIVO em parceria com o Centro de Educação e Organização Popular-CEOP, Centro de Ação Cultural-CENTRAC, Articulação Semiárido Brasileiro-ASA, e financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social-BNDES.


assessoria

Nenhum comentário