Home » » Agricultores de Picuí participam de Capacitação em Gerenciamento da Água para Produção de Alimentos.

Agricultores de Picuí participam de Capacitação em Gerenciamento da Água para Produção de Alimentos.


Nos dias 20,21 e 22 de junho, famílias agricultoras beneficiárias do Programa Uma terra e Duas Águas-P1+2, moradoras das cercanias do distrito de Santa Luzia e das comunidades Gravatá, Mari Preto e Volta, participaram de Capacitação em Gerenciamento da Água para Produção de Alimentos-GAPA.

Durante a capacitação em GAPA, as famílias se apropriam de conhecimentos sobre o manejo da água no arredor de casa, os cuidados com a horta, as plantas medicinais, o uso dos defensivos naturais, a fertilização do solo, o acesso aos fundos Rotativo Solidário entre outros assuntos.


A capacitação foi encerrada com uma visita de intercâmbio á Fazenda Gavião, localizada na zona rural de Picuí-PB, no Seridó Oriental. Durante a visita as famílias puderam conhecer práticas agroecológicas de manejo do solo e de lavouras perenes resistentes á estiagem. Também conheceram técnicas de recuperação de área degrada e técnicas de combate à desertificação, implantadas em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-IFPB, o Centro de Educação e Organização Popular-CEOP e a família proprietária. O intercambio ainda possibilitou ás famílias participantes a troca de saberes e a visualização de ações que podem ser encampadas pelas políticas públicas locais, possibilitando a reorganização da agricultura familiar adequada à realidade climática do Semiárido.

Estas atividades foram realizadas pelo Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar-COLETIVO em parceria com o Centro de Educação e Organização Popular-CEOP, Centro de Ação Cultural-CENTRAC, Articulação Semiárido Brasileiro-ASA, e financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social-BNDES.


assessoria
Compartilhe: :

0 comentários:

Postar um comentário