https://picasion.com/

Últimas Notícias

TCU entrega à Justiça Eleitoral a lista dos gestores paraibano com a “ficha-suja”.


O Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, entrega nesta quinta-feira (9) ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, a lista de responsáveis com contas julgadas irregulares na corte. 

Trocando em miúdos, trata-se da “lista negra” dos gestores que poderão ser enquadrados na Lei Ficha Limpa e, com isso, ficarem impedidos de disputar as eleições deste ano. A relação traz o nome de 212 gestores paraibanos, numa relação de 339 processos. Alguns dos gestores tiveram pelo menos sete contas julgadas irregulares pela corte. São os casos de Nilton Marques, ex-prefeito de Salgado de São Félix, e Teófilo de Souza, ex-prefeito de Santa Cecília.

A relação traz ainda alguns gestores que se tornaram assíduos frequentadores de decisões judiciais adversas, a exemplo dos ex-prefeitos Carlos Antônio, de Cajazeiras; Cozete Barbosa, de Campina Grande, e Jota Júnior, de Bayeux. Também aparecem dois ex-reitores de universidades federais: Jader Nunes, já falecido, ex-reitor da UFPB, e Thopson Mariz, ex-reitor da UFCG. Vale ressaltar que ter as contas reprovadas pelo TCU em si não é garantia de inelegibilidade. No caso dos ex-prefeitos, é preciso que a recomendação do Tribunal de Contas seja aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade, que, em geral, dançam segundo as orientações políticas do Executivo.

De acordo com o TCU, o objetivo da lista é informar à Justiça Eleitoral quais gestores públicos tiveram as contas rejeitadas devido a irregularidades insanáveis. Caberá à Justiça Eleitoral, com base em critérios definidos em lei, declarar a inelegibilidade de tais pessoas, se assim entender cabível. A partir da entrega oficial, a lista será disponibilizada no portal do TCU, em Lista de Responsáveis com Contas Julgadas Irregulares, e será atualizada diariamente até 31/12/2016.


Clique Aqui e confira a relação dos condenados:



Com Blog do Suetoni 

Nenhum comentário