https://picasion.com/

Últimas Notícias

Aluna que sofria bullying defende a ampliação do debate sobre os direitos humanos nas escolas.


Josseane Fátima de Lima tem 17 anos e cursa a terceira série do ensino médio na Escola Estadual Professor Lordão na cidade de Picuí - PB. Vítima de bullying psicológico no ensino fundamental, defende a ampliação do debate sobre os direitos humanos nas escolas a partir do currículo e momentos específicos nos quais os temas sejam apresentados pelos professores aos alunos, funcionários e a família. Sua ideia está na final do Programa Jovem Parlamentar deste ano.

A Jovem é filha de Sebastiana de Lima Silve e Joás Balbino de Lima. “Sempre fui muito dedicada aos estudos e muito focada em meus objetivos. Determinação, coragem e autoconfiança são fatores essenciais para alcançar os meus sonhos” relatou durante entrevista ao blog Mídias no Lordão.  Acrescenta que “as oportunidades passam, por isso não se deve perdê-las”.

A aluna relata que sempre recebeu o incentivo de professores, da família e amigos.  “Sempre há aqueles professores que lhe inspiram e estão sempre disponíveis para lhe ajudar”, diz.  Destaca que no decorrer dos últimos anos, muitos professores passaram por sua vida e deixaram um pouco do seu conhecimento, em especial, os professores Jeanne Medeiros e Robson Rubenilson que lhes inspiram em diversos projetos realizados na Escola Professor Lordão, promovendo coragem e esperança.

Seu objetivo atual é representar a Paraíba no Parlamento Jovem Brasileiro,  defendendo seu projeto de lei e inspirando outros jovens, motivo de orgulho para sua família, escola e ao Estado, além de  vivenciar o cotidiano de um deputado federal, podendo adentrar de forma mais ampla a política brasileira.  Josseane encerra sua entrevista  com a referência a  Paulo Freire: "A educação não transforma o mundo. A educação transforma as pessoas. Essas pessoas transformam o mundo".

Veja um pouco de seu Curriculum na Escola Professor Lordão:

Concurso da CGU (2015)
Concurso da DPU (2015)
1º lugar na feira de ciências do Lordão no ano (2015)
Concurso Museu Da Imprensa (2016)
2º lugar na Olimpíada de Inovação da Paraíba - UEPB (2015)
Prêmio Aluno Exemplar ( 2014 e 2015 )
Diretora de políticas educacionais do Grêmio Estudantil Tiago Santos Silva (2015 e 2016)
Aprovada na segunda fase da OBMEP (2016)
Participante da Olimpíada Nacional de História  (2016)
1º lugar na Paraíba no simulado Studos por duas vezes (2016)
Finalista do Programa Parlamento Jovem Brasileiro

É orientanda nos projetos de Astronomia e Arqueologia.



Mídias no Lordão

Nenhum comentário