Home » » Governo do Estado inicia processo de adesão dos municípios ao Programa Garantia Safra.

Governo do Estado inicia processo de adesão dos municípios ao Programa Garantia Safra.


O Governo da Paraíba inicia o processo de adesão dos Municípios ao Programa Garantia Safra 2016/2017. Entre os dias 17 de outubro e 1º de novembro, foram realizadas reuniões com o objetivo de discutir as novidades para a safra 2016/2017, além de capacitar os agentes envolvidos no processo de adesão dos agricultores ao programa. Na primeira semana de realização das reuniões, a coordenadora nacional do Programa Garantia Safra, Dione Freitas, participou dos encontros. Além dela, o processo de implementação o contou com o consultor para o Programa Garantia Safra, Ranyfábio Macêdo.

O coordenador Estadual do Garantia Safra, Alessandro Silva, lembra que pelo calendário nacional do Programa os municípios que compõem a Região Paraíba 1 terão até 21 de novembro para assinarem o termo de adesão, já os Municípios que compõem a Região Paraíba 2 poderão assinar o termo até o dia 20 de dezembro. Alessandro ainda enfatiza que os municípios que estavam aderidos na safra passada só poderão aderir para a safra 2016/2017 se tiverem quitados seus aportes municipais, já o município que não participava do Garantia Safra mas que queira fazer a adesão deverá entrar em contato com a Coordenação Estadual.

Há um importante destaque na participação dos técnicos da Emater, órgão vinculado à Gestão Unificada, em todo o processo, desde a implementação até a avaliação das lavouras quando é possível detectar se houve perdas nos municípios em mais de 50% das culturas seguradas (feijão, arroz, milho, mandioca e algodão) gerando assim a liberação do benefício.

“Nós avançamos nas políticas públicas, sentimos os efeitos da seca, mas se não tivéssemos agido poderíamos ter sofrido mais prejuízos. Agora vamos continuar na execução de projetos para avançar nas prioridades”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro. Ele ainda  convida todos os representantes da área para se fazerem presentes na próxima sexta-feira (11), às 9h, na sede da Associação de Plantadores de Cana de Açúcar da Paraíba – Asplan-PB, no Centro de João Pessoa para uma reunião sobre o Plano Agro que pretende desburocratizar as ações da agropecuária, do FNE que trata da distribuição de recursos e apoio as cadeias produtivas e do fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos.



ascom
Compartilhe: :

0 comentários:

Postar um comentário