Home » » Programa cisternas entrega 4,8 mil tecnologias de acesso à água para famílias da Paraíba.

Programa cisternas entrega 4,8 mil tecnologias de acesso à água para famílias da Paraíba.


Mais de 4,8 mil tecnologias sociais de acesso à água foram entregues para famílias da Paraíba entre janeiro e setembro de 2016. Com os reservatórios, os sertanejos passam a ter acesso à água de qualidade para beber, cozinhar e para a produção de alimentos e criação de animais. Em todo Semiárido, foram entregues 54 mil tecnologias de janeiro a setembro deste ano.

No total, o Programa Cisternas, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), já entregou 836 mil cisternas para consumo humano (1ª água) e quase 133 mil tecnologias (2ª água) para produção de alimentos.

Cada cisterna para consumo humano armazena 16 mil litros de água e atende a uma família de cinco pessoas num período de estiagem de até oito meses. O programa também apoia a construção de tecnologias sociais para ampliar as condições das famílias produzirem alimentos. A cisterna calçadão e a cisterna de enxurradas, com capacidade de armazenar 52 mil litros, estão entre as principais tecnologias implementadas.

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDSA, Caio Rocha, explica que o Programa Cisternas possibilita a convivência das famílias com a seca. "Com a água das cisternas, elas conseguem sobreviver à estiagem e também produzir alimentos". Segundo ele, o ministério já investiu R$ 287,7 milhões no programa somente neste ano.


Escolas - O Programa Cisternas também tem colaborado para a redução da evasão escolar no Semiárido. Graças à construção de 3 mil cisternas nas escolas, estudantes podem permanecer em sala de aula durante o período de estiagem na região. A água armazenada em cisternas de 52 mil litros pode suprir as necessidades da escola - beber e cozinhar - durante o período de estiagem, a depender do número de alunos que frequentam a escola.


Parceria -

O Programa Cisternas, do governo federal, é executado pelo MDSA em parceria com governos estaduais, municipais, consórcios públicos municipais e organizações da sociedade civil, como a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC) e o Memorial Chico Mendes (MCM).



Assessoria
Compartilhe: :

0 comentários:

Postar um comentário