https://picasion.com/

Últimas Notícias

Atividades práticas aproximam os estudantes do universo profissional.


O setor mineral Paraibano possui um potencial de absorção de força de trabalho, durante o ano de 2016 com o objetivo de ampliar os horizontes da formação profissional do Técnico em Mineração, propiciando uma formação mais abrangente, considerando que o conceito de currículo vai muito além das atividades tradicionais desenvolvidas nas disciplinas em sala de aula e previstas na “Matriz  curricular” do curso, os alunos do curso Técnico em Mineração da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, da cidade de Santa Luzia, coordenado  pelo professor Antonio de Pádua Sobrinho participaram de  uma série de visitas técnicas a Minas e Garimpos localizados na região do Seridó Paraibano.

Segundo Pádua, durante as visitas os alunos realizaram levantamentos geológicos, identificaram os principais recursos minerais existentes nesses locai, coletaram amostras minerais e tiveram a oportunidade de conhecer e compreender todo o processo de mineração, iniciado desde a lavra, passando pelo beneficiamento até a comercialização dos bens minerais existentes em cada município visitado, dando ênfase à importância socioeconômica deste potencial para a população local.

"As visitas técnicas oportunizaram a interação dos conhecimentos teóricos ministrados em sala de aula com as atividades práticas realizadas no campo, sendo possível aprimorar o processo ensino e aprendizagem, permitindo que os alunos tivessem condições para desenvolver algumas competências indispensáveis para sua formação profissional, possibilitando melhor fixação dos conhecimentos teóricos. Estamos, assim, aproximando os estudantes do Universo profissional que irão enfrentar no futuro, de maneira qualificada. A expectativa é que os nossos alunos sejam absorvidos por essas empresas. Os resultados já estão presentes na vida de inúmeros estudantes, por terem as matérias do Ensino Médio Profissionalizante integrado ao Currículo do Médio Regular, nossos estudantes saem preparados para atuarem na área, sobretudo para o ENEM. Temos tido bons resultados em aprovações para ingresso em Universidades. Além dessas visitas os alunos participaram de palestra e minicursos. Os trabalhos e projetos desenvolvidos na escola vêm atraindo a atenção de empresas que atuam na região e no estado do Rio Grande do Norte. A visibilidade dos estudantes aumenta, também, pela contratante participação dos alunos em eventos e pelo intercambio com outras instituições de ensino. Tudo isso confere ai curso uma boa procura e baixa evasão” Concluiu.



Assessoria da escola

Nenhum comentário