https://picasion.com/

Últimas Notícias

SÓ JESUS NA CAUSA: Seca na PB deve se agravar nos três próximos meses.

Barragem de Várzea Grande em Picuí 
Também há alerta para 'acentuado risco' de que água dos açudes também se esgotem até janeiro de 2018. 

A região Nordeste já enfrenta uma estiagem há cinco anos, mas a situação pode piorar e há previsão da seca se agravar entre os meses de fevereiro e abril. Há também uma possibilidade de esvaziamento dos açudes e barragens até janeiro de 2018. A Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte são os estados mais afetados segundo o prognóstico Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Atualmente, a Paraíba conta com 101 açudes com menos de 20% de seu volume total. Apenas 26 reservatórios têm capacidade armazenada superior a 20% do seu volume. O documento produzido pelo Governo Federal só reforça a preocupação com o quadro hídrico da região, isso porque a tendência é que os reservatórios não devem ter recuperação significativa durante a estação chuvosa, que começa mês que vem. Os pesquisadores alertam para "acentuado risco" de esgotamento da água armazenada em represas e açudes entre novembro deste ano e janeiro de 2018 nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

"O que mais preocupa é o Nordeste. É o quinto ano de seca e a tendência é que seja de menos chuvas ainda. Eles já estão no plano B. E a tendência é piorar, com impactos sociais e econômicos significativos, se esse quadro se confirmar", afirma o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden, José Marengo.

A Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é elaborada pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), que tem a participação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).



Jornal da Paraíba

Nenhum comentário