https://picasion.com/

Últimas Notícias

Dia de São José: agricultores paraibanos rezam e renovam esperança por chuva.


Meteorologia divulga previsão de chuvas isoladas nas regiões da Paraíba neste domingo (19).

O Dia de São José, celebrado neste domingo (19), tem um significado especial para os nordestinos, principalmente os agricultores. O santo é reconhecido pela sua tradição de chuvas. Para eles, caso sejam registradas precipitações pluviométricas, é sinal de que o ano será de muita chuva, garantindo a safra e a mesa farta.

Apesar de cinco anos de seca, rebanho dizimado e safra perdida, os agricultores ainda encontram na fé, a motivação para arar a terra e despejar, em um gesto carregado de esperança, as sementes que podem render uma boa colheita.

Na zona rural do município de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste, é grande a expectativa dos camponeses. "São José foi um agricultor e nós como devotos dele temos a esperança que chova para poder plantar e colher para o nosso pão de cada dia", disse o agricultor Josinaldo Rodrigues, que neste sábado (18) foi rezar na igreja e pedir chuvas a São José.

O agricultor José Ademar de Farias já começou a preparar a terra e plantar, confiando em um inverno este ano. "Temos uma expectativa de bom ano de inverno. Em várias cidades do Sertão e Cariri, está chovendo bastante. A nossa expectativa é que chova aqui e a gente plante milho, mandioca e rama de batata, a fim de garantir comida na mesa”, proclamou Ademar, que também foi à igreja rezar por chuvas.

Padroeiro
Na Paraíba, dez municípios têm o nome do santo, localizados em todas as regiões do Estado. São eles: São José de Piranhas, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José dos Ramos, São José de Espinharas, São José do Sabugi, São José de Princesa, São José dos Cordeiros, São José do Bonfim e São José do Brejo do Cruz.

Previsão do tempo
Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) divulgou a previsão do tempo para este domingo (19), na Paraíba. No Litoral, a nebulosidade será variável. Poderão ocorrer chuvas ocasionais.

No Brejo, também a nebulosidade será variável, podendo ocorrer chuvas esparsas. No Agreste, a nebulosidade variável. No Cariri e Curimataú, poderão ocorrer chuvas localizadas. No Sertão, a nebulosidade variável e poderão ocorrer chuvas localizadas.



Jornal da Paraíba  

Nenhum comentário