https://picasion.com/

Últimas Notícias

Jutay cobra fornecimento de insulina por parte do Governo do Estado


O deputado estadual Jutay Meneses (PRB) apresentou Requerimento na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) cobrando do Governo do Estado à distribuição de insulinas para portadores de diabetes. Segundo o parlamentar, diversos pontos de distribuição estão desabastecidos, o que acarreta sério riscos aos pacientes.

“A doença demanda cuidados especiais e tratamento rigoroso, que muitas vezes envolve medicamentação oral ou mesmo a aplicação de insulina. Considerado uma epidemia, o quadro de diabetes no Brasil exige uma ação efetiva do Estado para evitar o agravamento do cenário. E aqui, os pacientes estão ficando sem a medicação”, destacou o deputado.

De acordo com informações de familiares de portadores de diabetes, a ausência da medicação compromete a terapia dos pacientes no Estado. “Muitos pacientes não tem condições financeiras de comprar, pois cada caneta de insulina (dependendo do laboratório/marca) custa R$ 130,00 na rede privada. Alguns estão tendo que usar uma a cada dois dias, ou seja, são 15 canetas por mês, totalizando R$ 1.950,00 na compra da dosagem mensal. Isso vem deixando muitos pacientes desesperados com a falta do medicamento que deve ser garantido pelo Estado”, reforçou.

Diabetes – Vale salientar que existem dois tipos da doença mais conhecida entre a população: o diabetes tipo 1 - quando o organismo deixa de produzir insulina ou produz uma quantidade muito pequena. Já o diabetes tipo 2 tem como peculiaridade a contínua produção de insulina pelo pâncreas.

Pesquisas científicas indicam que há uma grande relação do aparecimento desta doença com a obesidade, tabagismo e o sedentarismo e, agora, a situação se complica ainda mais com a ausência de insulinas na Secretaria de Saúde do Estado, medicamento este essencial para quem necessita.


Assessoria

Nenhum comentário