https://picasion.com/

Últimas Notícias

Em Picuí seminário capacita os profissionais sobre Redução de Danos e Tratamento Comunitário.


Realizado no município de Picuí, na Paraíba, o Seminário Redução de Danos e Tratamento Comunitário: uma estratégia necessária reuniu mais de 60 pessoas de 12 municípios que integram o Projeto Reinserir, nesta terça-feira, 30 de maio. A atividade, que teve como objetivo discutir e capacitar os profissionais na temática do tratamento comunitário com a perspectiva de redução de danos, auxiliando um trabalho voltado para usuários de drogas na comunidade, foi ministrada pelo mestre em Política Social pelo Departamento de Serviço Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e presidente da Comissão de Saúde Mental e Outras Drogas do Conselho Regional de Psicologia (CRP), Leandro Roque da Silva. Na abertura o Reinserir foi apresentado pela Agente Local do Projeto, Poliana Dantas da Nóbrega, para que o público presente, que não integra os Grupos de Trabalho, pudesse conhecer a iniciativa e as conquistas já alcançadas.

O palestrante, Leandro Roque, instigou os participantes a refletir sobre o que se entende por drogas e qual o papel da droga na questão da exclusão social. A partir disso, trouxe conceitos como comunidade, território, a importância da articulação em Rede para o cuidado com o usuário e a Redução de Danos.

Ainda durante a manhã, os participantes foram divididos em grupos para ler um texto apresentado pelo palestrante, sob a ótica da dependência química e debateram como podem se articular para lidar com a problemática. Após, todos foram convidados a construir mapas territoriais de cuidado para mapear locais onde os usuários têm acesso a lazer e afetividade.

"O mapa é uma ampliação do mapeamento já realizado pelo Reinserir com os serviços sócio assistenciais, com outros elementos importantes existentes na comunidade”, destacou Poliana.

A atividade se encerrou com a apresentação dos grupos e debates sobre o tema.



Com CNM

Nenhum comentário