https://picasion.com/

Últimas Notícias

Jarbas por perto; Cartaxo e Romero se unem em protesto de prefeitos por mais verbas federais.

Jarbas, Cartaxo e Romero Rodrigues
Gestores defendem novo Pacto Federativo e aumento do repasse financeiro dos programas sociais.

Se durante várias semanas os prefeitos Luciano Cartaxo (PSD), de João Pessoa, e Romero Rodrigues (PSDB), de Campina Grande, cumpriram agendas distintas em vários municípios com o objetivo de estadualizar seus nomes com vistas às eleições de 2018, nesta sexta-feira (5), eles se uniram aos prefeitos da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte na manifestação por um novo Pacto Federativo e mais verbas federais para as prefeituras.

Promovido pela Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), o protesto foi iniciado pela manhã e terminou à tarde, na Praça do Meio do Mundo (encontro da BR 412 com a BR 230), entre os municípios de Campina Grande, Boa Vista e Pocinhos.

Pacto

Em seu pronunciamento, Luciano Cartaxo defendeu a união dos prefeitos na luta por um novo pacto uma nova forma de relacionamento entre os entes da federação nas três esferas: municípios, Estado e União.

“Na Paraíba, é preciso que tenhamos mais diálogo, mais interação, mais construção coletiva. Precisamos unir esforços para construir políticas públicas que melhorem verdadeiramente a vida das pessoas em todas as regiões do Estado”, proclamou Cartaxo, que é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Comitiva

Romero Rodrigues e o secretário-chefe de Gabinete, deputado licenciado Manoel Ludgério (PSD), lideraram uma comitiva de prefeitos e vereadores do Compartimento da Borborema. O gestor campinense também defendeu o Pacto Federativo e a reivindicação junto ao governo federal por maior atenção e melhoria nos repasses aos seus Municípios nas áreas de educação, saúde, habitação e infraestrutura. .

“A mobilização é importante para tentar, com base nos argumentos, convencer o governo federal a ampliar esses recursos com base no pacto federativo”, ressaltou o prefeito campinense.

Carta

Para Tota Guedes, presidente da Famup, o evento alcançou o objetivo que foi chamar a atenção da população para a crise dos municípios, as dificuldades da administração municipal e a necessidade de um novo pacto federativo”, reforçou Tota Guedes.

No final do evento, começou a ser elaborada a “Carta do Meio do Mundo” que será levada à 20ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 15 a 18 de maio, em Brasília. No documento, os prefeitos reivindicam o aumento do repasse financeiro dos programas sociais que, na grande maioria, não é atualizado há mais de 10 anos.



Jornal da Paraíba

Nenhum comentário