https://picasion.com/

Últimas Notícias

Tesoureiro do PMDB quer ajuda de filiados para bancar eleição de 2018. “Estamos a zero”.

Antônio Souza
Em meio a um cenário de crise e com as mudanças que proíbem a doação de dinheiro através de pessoa jurídica, alguns partidos políticos na Paraíba já estão mobilizados para juntar dinheiro e arrecadar algum recurso dos filiados e pretensos candidatos para disputar as eleições de 2018.

Enquanto alguns apelam pela contribuição dos filiados, outros tentam economizar do Fundo Especial de Assistência Financeira aos partidos políticos. Há, inclusive, legendas consideradas grandes no Estado alegando que ainda não têm verbas para concorrer ao pleito.

Considerado um dos maiores partidos no estado, O PMDB é uma das legendas que alegaram que não tem ‘nenhum centavo’ em caixa, que possa ser destinado à disputa eleitoral, segundo o tesoureiro Antônio de Souza. “Aqui não temos como utilizar o dinheiro do Fundo para guardar para campanha. Não é suficiente, pois pagamos aluguéis, funcionários e tantas coisas que não sobram. Estamos a zero”, admitiu Antônio de Souza.

O tesoureiro afirmou que na próxima segunda-feira está viajando a Brasília juntamente com o presidente da legenda, senador José Maranhão, para debater como será possível realizar o processo de arrecadação financeira na próxima eleição.

As agremiações ainda estão tendo que se adaptarem as novas regras, que têm campanhas com duração reduzida à metade e gastos restritos. As regras foram testadas no último pleito, em 2016, como forma de preparação para o processo eleitoral de 2018. “As pessoas jurídicas estão proibidas de realizarem doações e a mudança legislativa em relação ao financiamento influencia diretamente na forma de se fazer política”, disse Antônio de Souza.

Com a proximidade das eleições, os partidos devem apelar e priorizar também o uso de redes sociais, para incentivar doações de militantes na disputa estadual. Além do trabalho realizado com o apoio da internet, as direções das legendas vão delegar aos diretórios estaduais algumas outras estratégias para garantir recursos para os candidatos.




PBAgora

Nenhum comentário