https://picasion.com/

Últimas Notícias

Dia do Garimpeiro: Seminário discute extensionismo mineral em Junco do Seridó.

Imagem Ilustrativa
Será realizado, neste sábado (22), na cidade de Junco do Seridó, o VII Seminário Comemorativo ao Dia Nacional do Garimpeiro. Com o tema Extensionismo Mineral: o caminho das pedras, o evento tem como objetivo debater assuntos relacionados à mineração e incentivar o cooperativismo no setor. Com entrada franca, o seminário acontecerá das 08h30 às 12h30.

Participarão do evento, mineradores, organizados em cooperativas ou não, garimpeiros e prefeitos da região. De acordo com Marcelo Falcão, diretor de Recursos Minerais e Hidrogeologia, o evento será importante para incentivar o cooperativismo. “Neste encontro, iremos discutir quais foram os avanços alcançados pelas cooperativas e também quais os desafios no setor de mineração. Também apresentaremos um caso de sucesso de uma cooperativa. Vamos conhecer quais foram as políticas públicas fornecidas pelo Governo a essa cooperativa para sua estruturação”, destacou.

Durante o evento, o público assistirá as palestras Assistência Técnica ao Minerador: uma ação do Estado da Paraíba que será ministrada pelo engenheiro de minas, José Soares de Brito; Mineração Consultoria: desenvolvendo o futuro com Hiago Antunes Oliveira, diretor de projetos da empresa mineração consultoria Júnior da Universidade Federal de Campina Grande; Buscando Novos Caminhos, ministrada por Tiago da Costa, professor e coordenador do curso técnico em mineração do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Picuí.

Após as palestras, haverá um debate onde todos os mineradores irão expor suas demandas relacionadas ao setor. Paralelamente ao evento, acontecerá uma reunião com prefeitos da região para discutir o setor mineral. O prefeito de Junco do Seridó, Kleber Fernandes, falou da realização do evento na cidade e disse que o debate sobre o tema é muito importante para todos da região. “É com grande satisfação que a cidade de Junco do Seridó receberá este evento. Nós somos referência no setor e com certeza temos muito a debater sobre o assunto”.

O Dia Nacional do Garimpeiro é comemorado no dia 21 de julho. O seminário é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Junco do Seridó e a Cooperjunco (Cooperativa de mineradores que formam as regiões do Cariri e Curimataú do Estado da Paraíba). O evento será realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ezequiel Fernandes.



Com secom

Nenhum comentário