SAÚDE

Picuí recebe nesta quarta-feira (05), a 5ª Caravana do Coração.


Nesta quarta-feira (05), o município de Picuí receberá mais uma vez a ‘Caravana do Coração’. A 5ª Caravana do Coração nesta terça-feira (04), esteve na cidade de Esperança, onde realizou 190 atendimentos. Foi o nono dia da ação que prossegue até o próximo sábado (8), totalizando 13 cidades paraibanas. Nesses nove dias, foram atendidos 1.464 pacientes, entre crianças com problemas no coração; mulheres com gravidez de risco e crianças com microcefalia, de 143 municípios que são polarizados pelas cidades por onde a caravana passa. O projeto é desenvolvido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a ONG Círculo do Coração.

“A Rede de Cardiologia Pediátrica, incluindo a Caravana do Coração, só existe aqui na Paraíba e foi feita somente com recursos do povo do nosso estado. Nós não recebemos um centavo de ninguém”, lembrou o governador Ricardo Coutinho, nesta segunda-feira (3).

O governador informou ainda que a Rede de Cardiologia Pediátrica já realizou 600 cirurgias cardíacas em crianças. “É uma marca extraordinária, que me deixa extremamente feliz. Atualmente na Paraíba, toda criança que nasce, em 24 horas, faz uma série de exames, entre eles o teste do coraçãozinho; se tiver alguma alteração, é encaminhada para a Rede e tratada com a urgência que o caso necessita. Antes, se morria sem nem saber o motivo, muitas vezes. Nós fomos finalistas, com este programa, na premiação da ONU para gestão pública”, ressaltou.

Nesta edição, a Caravana começou no dia 26 de junho e vai até o dia oito de julho, sendo encerrada no município de Mamanguape.

Este ano, a equipe conta com quase 100 profissionais. É formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores, estudantes universitários e, desta vez, passou a contar com obstetras, porque, pela primeira vez, passou a oferecer monitoramento e acompanhamento de gestantes de alto risco, com o objetivo de diminuir a mortalidade materna na Paraíba.


Com Secom

Sobre ClickPicuí

Radialista profissional, blogueiro e editor chefe do ClickPicuí.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.