https://picasion.com/

Últimas Notícias

POLÍTICA: Enquanto bancada de JP aumenta na ALPB, demais regiões perdem espaço para suplentes.


A presença de oito suplentes de deputado estadual na titularidade do mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o interior do Estado perdeu representatividade para a Grande João Pessoa na ALPB. Hoje, além dos 12 deputados que tiveram votações majoritárias em João Pessoa, cinco suplentes com atuação na cidade assumiram os mandatos- em função de licenças dos titulares com origem no interior- e aumentaram a bancada da Capital para 17.

A exceção é o deputado Jutay Menezes (PRB), que teve maior votação na Capital e abriu vaga para Emano Santos (Podemos), também da Capital. Jutay virou secretário de Juventude, Esportes e Recreação da Capital.

Eleito com expressivas votações em Campina Grande, Pocinhos e Esperança, Adriano Galdino (PSB) deixou seus eleitores do interior “órfãos” ao se licenciar para dar oportunidade ao suplente da Capital, Raoni Mendes (Democratas). Lindolfo Pires (Pros) obteve a maioria dos seus votos na cidade de Sousa nas eleições de 2014.

Os seus eleitores não chegaram a vê-lo no Parlamento neste mandato. Logo no início, ele tirou licença para contemplar o suplente da Capital, Hervázio Bezerra (PSB), que atua como líder do Governo. Lindolfo trocou sua cadeira de deputado pela de secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico. Só deve retornar à Assembleia no início de abril do próximo ano.

O deputado Tovar Correia Lima (PSDB) obteve considerável parcela de sua votação nas cidades de Campina Grande e Piancó. Recentemente, resolveu tirar licença para contemplar a suplente de João pessoa, Eliza Virgínia (PSDB).

Tovar Correia Lima virou secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campina Grande, numa articulação do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) para contemplar a suplente Eliza Virgínia, da Capital. Jullys Roberto (PMDB) era suplente e foi contemplado com a vaga aberta em função da vitória de José Aldemir (eleito pelo PEN) para prefeito de Cajazeiras nas últimas eleições. Mas tirou uma licença recentemente para tratamento de saúde e de problemas particulares e abriu vaga para o suplente da Capital, Aníbal Marcolino (ainda no PSD).

Deputado mais votado nas eleições de 2014, Manoel Ludgério (PSD) teve sua maior votação em Campina Grande. Licenciou-se do mandato para contemplar o suplente Guilherme Almeida (PSC), após uma manobra em que os suplentes Carlos Batinga (PSC) e Eva Gouveia (PSD) desistiram de representar seus eleitores nas regiões do Cariri e de Campina Grande. Representante do município de Picuí, o deputado Buba Germano (PSB) entregou sua cadeira, temporariamente, para o suplente Artur Cunha Lima Filho, conhecido como Arturzinho (PRTB).



PB Agora

Nenhum comentário