https://picasion.com/

Últimas Notícias

Saúde de Algodão de Jandaíra apresenta balanço e encerra ano com mais de 11 mil atendimentos.

Vista parcial da cidade - Imagem da internet
Buscando de forma inovadora levar um serviço de qualidade e transparência para a população do município de Algodão de Jandaíra a Secretaria de Saúde da cidade apresentou nesta quinta-feira (29) um balanço de todas as ações realizadas no ano de 2017. Os dados são considerados entre os melhores das cidades deste porte no estado.

O levantamento traz dados minuciosos sobre os serviços levados à população da cidade seja através de atendimentos básicos até consultas de especialidades e cirurgias.

De acordo com os dados apresentados pelo Secretário de Saúde, Dr. Bruno Ferreira, em 2017 a secretaria de saúde realizou mais de 11 mil atendimentos entre consultas médicas e enfermaria. Foram 9.623 consultas médicas de PSF e Enfermagem, e ainda 1893 consultas realizadas nas tradicionais quintas e sextas-feiras.

Os dados ainda apresentam as dezenas de especialidades e outros serviços oferecidos pela secretaria como 256 ultrassonografias; 202 próteses; 206 radiologias; 1199 exames laboratoriais; 205 citológicos; 96 ginecológicos entre outros diversos serviços.

O Secretário Bruno Ferreira ainda destacou alguns avanços conquistados pela gestão da prefeita Maricleide Izidro como a realização de eletrocardiograma, exames citológicos e exames de sangue que atualmente são feitos no próprio município sem a necessidade de deslocamento para outras cidades como no passado.

Outro destaque do levantamento são os serviços oferecidos pelo NASF como atendimentos psicoterápicos de janeiro a dezembro que alcançaram 320 sessões com os grupos de tabagismo, gestantes, adolescentes, mulheres, homens e crianças, além de atividades físicas. Nesta área foram 1300 procedimentos laboratoriais; 82 pessoas atendidas entre aulas de atividades física, passeios e eventos afins; 150 pacientes em atendimento com a nutricionista e outros 70 com tratamento de fisioterapia.

Em contato com nossa reportagem a Prefeita Maricleide e o Secretário Bruno ainda falaram sobre alguns objetivos para o ano de 2018 como ativação da ambulância para transporte de enfermos, disponibilizar atendimento médico toda sexta-feira nos sítios (cada semana em uma localidade), instalar posto odontológico no sítio de Malhada de Dentro, adquirir uma van para transporte de pacientes na realização de exames em Campina Grande e buscar lutar para adquirir outro PSF para a cidade.


*Júnior Queiroz

Nenhum comentário