Petrobras vai modificar forma de divulgar reajuste da gasolina e diesel.
A
Petrobras decidiu alterar o sistema de divulgação dos reajustes dos preços da
gasolina e do diesel nas suas refinarias. Agora, os anúncios serão com base nos
preços médios e não mais por percentuais como vinha sendo feito, tanto para os
casos de altas como de redução. Durante um encontro na tarde desta quarta-feira
(7) da diretoria executiva da empresa com um grupo de jornalistas, o presidente
da companhia Pedro Parente informou que a mudança é para dar mais transparência
aos reajustes anunciados pela empresa, que seguem o movimento do mercado.
“Antes,
a empresa divulgava um percentual de aumento ou de diminuição de preços médios
no país. O que vamos passar a informar é o valor de preço médio de venda no
país do diesel e da gasolina, dando maior transparência à informação que a
empresa fornece. O objetivo é exatamente esse, de dar essa maior
transparência”, disse.
De
acordo com Pedro Parente a previsão da companhia é colocar em prática o novo
sistema após o carnaval. “Devemos fazer essa mudança na semana seguinte à
semana do carnaval, daqui a uns dez, onze dias”, informou.
Para
o presidente da Petrobras, a informação ficará mais clara para o consumidor,
que poderá avaliar a diferença entre o preço anunciado pela estatal e o que ele
paga nos postos de combustíveis. “Acho que fica mais claro para o consumidor,
porque antes era um percentual que era informado e agora se tem uma informação
absoluta de quanto a Petrobras, em média, está vendendo o litro da gasolina e
do diesel nas suas refinarias”, disse.
Pedro
Parente destacou que a Petrobras não tem poder de influenciar o preço ao
consumidor, mas aumentando a transparência dá ao consumidor e à sociedade como
um todo a possibilidade de avaliar de maneira completa a cadeia de produtos
provenientes do petróleo.
Pasadena
Com
relação à venda da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, o presidente
disse que não há como estimar o valor que a petroleira deve conseguir com a
venda do ativo, mas a expectativa é conseguir o melhor resultado possível.
Pedro
Parente observou que não está sendo oferecida apenas a refinaria, mas tudo que
pertence a ela, inclusive um terreno, valorizado, onde está instalada. “Quando
se coloca um ativo à venda, esse ativo inclui toda parte de bens, equipamentos,
instalações e terrenos. Acontece que em Pasadena temos uma área que está dentro
da propriedade da refinaria que tem um posicionamento logístico privilegiado e
que, portanto, no nosso modo de ver, a se confirmar no processo de venda, pode
atrair e melhorar a valoração do ativo para efeito de sua venda”.
Privatização
Sobre
a possibilidade de privatização da Petrobras, defendida pelo governador de São
Paulo, Geraldo Alkimin, o executivo disse que no momento atual essa discussão
não faz sentido, e que qualquer discussão sobre eventual possibilidade de
privatização da Petrobras, agora, representaria um efeito perturbador muito
grande. “Tenho dito isso e repetido e volto a repetir, além da minha visão de
que a sociedade brasileira não deseja a privatização da Petrobras.
Comperj
Pedro
Parente disse que a companhia continua em negociação de uma parceria para a
conclusão das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em
Itaboraí, na região metropolitana do Rio. O resultado das negociações, segundo
ele, pode ser anunciado em três meses. Ao ser questionado se seria com a
chinesa CNPC, disse que não desmentiria e nem confirmaria o nome da parceira,
mas se mostrou otimista.
“Tivemos
uma reunião com esse parceiro na semana passada que foi positiva. Vocês [se
dirigindo aos jornalistas] também sabem que essas coisas a gente só sabe se vão
acontecer quando a gente tem um documento assinado. Esse documento não foi
assinado ainda, mas foi bastante positiva a reunião da semana passada”,
informou.
Agência
Brasil
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