IFPB divulga relatório final do recredenciamento institucional. Instituição obteve conceito 4 em avaliação obrigatória.
O Instituto Federal de
Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) torna público o resultado da
avaliação institucional externa - Recredenciamento e Transformação de
organização acadêmica (presencial). A Avaliação de Regulação foi realizada no
Campus João Pessoa do IFPB por três avaliadores do sistema e-Mec nos dias 1º a
5 de julho.
Além da avaliação
presencial, o IFPB cadastrou sete relatórios de autoavaliação institucional
interna, de 2005 a 2016. O Campus João Pessoa tem 305 docentes cadastrados. No
conceito geral, o IFPB alcançou o Conceito 4, em uma escala crescente, de 1 a
5, sendo avaliado como “Muito Bom, de qualidade” no parecer final.
A avaliação observa
diferentes dimensões, com vários eixos, cada uma tendo seu conceito em
particular. No Projeto/processo de autoavaliação institucional, o IFPB obteve
conceito 5. No que tange ao Desenvolvimento Institucional, o conceito foi 4,
com a Missão institucional, metas e objetivos do PDI obtendo conceituação
4. O mesmo conceito foi obtido com
avaliação da coerência que há entre o PDI e a graduação, a pós-graduação,
extensão, atividades de pesquisa/iniciação científica, tecnológica, artística e
cultural.
Ao analisar a coerência
entre o PDI e as ações institucionais no que se refere à diversidade, ao meio
ambiente, à memória cultural, à produção artística e ao patrimônio cultural, o
IFPB obteve conceituação máxima. O mesmo conceito máximo foi atingido ao ser
analisada a coerência entre o PDI e as ações institucionais voltadas para o
desenvolvimento econômico e social, bem como de responsabilidade social e
inclusão social. A coerência entre o PDI e ações afirmativas de defesa e
promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial e também de
Internacionalização lograram igualmente o conceito 5.
No tocante ao eixo de
Políticas Acadêmicas, o conceito 4 prevaleceu na maioria das análises. O Campus
João Pessoa do IFPB atingiu o conceito 5 na análise de políticas Institucionais
e ações de estímulo relacionadas à difusão das produções acadêmicas: científica,
didático-pedagógica, tecnológica, artística e cultural, com destaque para o
fato do Instituto possuir 71 grupos de pesquisa com 330 discentes, 147 docentes
e 5 técnicos administrativos, com participação em eventos nacionais e
internacionais.
A comunicação da instituição
com a comunidade externa e interna atingiu o conceito máximo, 5, bem como o
programa de atendimento aos estudantes. A Inovação tecnológica e propriedade
intelectual em sua coerência entre o PDI e as ações institucionais também
atingiu o conceito máximo.
No eixo de Política de
Gestão, o IFPB atingiu o conceito 5 na Política de formação e capacitação
docente e do corpo técnico-administrativo. A gestão institucional alcançou
igualmente o conceito máximo.
No eixo de Infraestrutura
Física, as instalações administrativas obtiveram conceituação máxima, com
destaque para salas de apoio de informática ou infraestrutura equivalente,
recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação, laboratórios, ambientes e
cenários para práticas didáticas.
Ana Carolina Abiahy –
jornalista do IFPB
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