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IFPB divulga relatório final do recredenciamento institucional. Instituição obteve conceito 4 em avaliação obrigatória.



O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) torna público o resultado da avaliação institucional externa - Recredenciamento e Transformação de organização acadêmica (presencial). A Avaliação de Regulação foi realizada no Campus João Pessoa do IFPB por três avaliadores do sistema e-Mec nos dias 1º a 5 de julho.

Além da avaliação presencial, o IFPB cadastrou sete relatórios de autoavaliação institucional interna, de 2005 a 2016. O Campus João Pessoa tem 305 docentes cadastrados. No conceito geral, o IFPB alcançou o Conceito 4, em uma escala crescente, de 1 a 5, sendo avaliado como “Muito Bom, de qualidade” no parecer final. 

A avaliação observa diferentes dimensões, com vários eixos, cada uma tendo seu conceito em particular. No Projeto/processo de autoavaliação institucional, o IFPB obteve conceito 5. No que tange ao Desenvolvimento Institucional, o conceito foi 4, com a Missão institucional, metas e objetivos do PDI obtendo conceituação 4.  O mesmo conceito foi obtido com avaliação da coerência que há entre o PDI e a graduação, a pós-graduação, extensão, atividades de pesquisa/iniciação científica, tecnológica, artística e cultural.

Ao analisar a coerência entre o PDI e as ações institucionais no que se refere à diversidade, ao meio ambiente, à memória cultural, à produção artística e ao patrimônio cultural, o IFPB obteve conceituação máxima. O mesmo conceito máximo foi atingido ao ser analisada a coerência entre o PDI e as ações institucionais voltadas para o desenvolvimento econômico e social, bem como de responsabilidade social e inclusão social. A coerência entre o PDI e ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade étnico-racial e também de Internacionalização lograram igualmente o conceito 5.

No tocante ao eixo de Políticas Acadêmicas, o conceito 4 prevaleceu na maioria das análises. O Campus João Pessoa do IFPB atingiu o conceito 5 na análise de políticas Institucionais e ações de estímulo relacionadas à difusão das produções acadêmicas: científica, didático-pedagógica, tecnológica, artística e cultural, com destaque para o fato do Instituto possuir 71 grupos de pesquisa com 330 discentes, 147 docentes e 5 técnicos administrativos, com participação em eventos nacionais e internacionais.

A comunicação da instituição com a comunidade externa e interna atingiu o conceito máximo, 5, bem como o programa de atendimento aos estudantes. A Inovação tecnológica e propriedade intelectual em sua coerência entre o PDI e as ações institucionais também atingiu o conceito máximo.

No eixo de Política de Gestão, o IFPB atingiu o conceito 5 na Política de formação e capacitação docente e do corpo técnico-administrativo. A gestão institucional alcançou igualmente o conceito máximo.

No eixo de Infraestrutura Física, as instalações administrativas obtiveram conceituação máxima, com destaque para salas de apoio de informática ou infraestrutura equivalente, recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação, laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas.


Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

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