https://picasion.com/

Últimas Notícias

Saúde realiza ‘Dia D’ de vacinação contra gripe A no próximo sábado

No próximo sábado, a Secretaria de Saúde de João Pessoa irá realizar na capital o ‘Dia D’ de vacinação contra o vírus da gripe A (H1N1). Segundo a coordenadora da Seção da Imunização do Município, Chiara Dantas, durante todo o sábado, alguns postos de saúde ficarão abertos à vacinação e será realizada também uma abordagem na Feira de Artesanato de Tambaú. “Vamos realizar o ‘Dia D’ para dar oportunidade às pessoas que trabalham durante a semana de se vacinarem no sábado”, disse Chiara.

Começou ontem na Paraíba mais uma etapa de vacinação contra a gripe A (H1N1). Desta vez, por determinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), todos os grupos prioritários eleitos pelo Ministério da Saúde poderão ser vacinados. A medida foi tomada depois que ao final da segunda semana de imunização de gestantes, doentes crônicos e crianças com mais de seis meses e menos de dois anos de idade a média de vacinação ficou abaixo da média estimada de 80%.

Segundo a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS), de janeiro a março deste ano, 12 casos suspeitos de gripe A foram notificados, sendo um confirmado e cinco ainda aguardam o resultado dos exames. Todos os casos são referentes a moradores de João Pessoa. Apesar da confirmação de um único caso não houve registro de óbitos. A SES deverá divulgar um novo balanço estadual nos próximos dias.

Até a última quarta-feira, data da última atualização do banco de dados, das 406 mil pessoas que deveriam ter sido vacinadas na primeira e segunda etapas da campanha, apenas 179 mil pessoas procuraram os postos de vacinação e receberam a vacina, o que representa 44% do total. Entretanto, mesmo com a baixa procura no Estado, o coordenador de Imunização da SES, Walter Albuquerque, informou que a média de vacinação do Estado é uma das maiores do país. “Podemos considerar que a procura está boa. Na avaliação com os demais Estados, proporcionalmente, a Paraíba está em sétimo lugar na média de vacinação”, afirmou Walter.

Enquanto em todo o Brasil, a imunização está sendo destinada às pessoas com idades entre 20 e 29 anos, na Paraíba foi antecipada a vacinação de dois grupos de risco e ampliado o prazo de vacinação para as pessoas que fazem parte de grupos que já haviam sido contemplados na primeira e segunda etapas da campanha.

O coordenador de Imunização da SES informou que a decisão de antecipar a vacinação dos idosos com doenças crônicas e das pessoas na faixa etária dos 30 aos 39 anos foi tomada porque o Estado já possui estoque de vacina suficiente para a vacinação de todos os grupos de risco e também para evitar que as pessoas precisem ir mais de uma vez ao posto de saúde por terem procurado a vacina antes da data prevista pelo Ministério da Saúde. Com a decisão, desde ontem, em todo o Estado estão sendo vacinados também as gestantes, pessoas com doenças crônicas, gestantes, indígenas, trabalhadores da área de saúde e crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, que já haviam sido contemplados nas etapas anteriores da campanha.

“Tomamos esta decisão porque estamos com toda a estrutura montada e com as unidades de saúde abastecidas com vacinas suficientes para atender a população. Estamos chegando também ao período chuvoso e queremos evitar que as pessoas tenham que esperar para poder ir até um posto de saúde para se vacinar”, justificou Walter.

Segundo Walter Albuquerque, na Paraíba 1,7 milhão de pessoas estão dentro dos grupos de risco eleitos pelo Ministério da Saúde. A meta é imunizar no mínimo 80% destas pessoas até o final da campanha, previsto para o dia 21 de maio.


Nenhum comentário