https://picasion.com/

Últimas Notícias

CASOS DE DENGUE AUMENTAM EM PICUÍ E SECRETARIA DE SAÚDE MUNICIPAL PEDE APOIO DA POPULAÇÃO NO COMBATE AO MOSQUITO

Com o intuito de diminuir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e casos de dengue na cidade de Picuí, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde está realizando campanha de conscientização para população em relação aos cuidados com os ovos dos mosquitos.

Tendo em vista o aumento do número de casos de dengue e dos índices, as visitas domiciliares, feitas pelos Agentes de Endemias, estão sendo mais intensas. Mas, segundo os agentes, existem casos de resistência por parte da população para as visitas nas caseiras.

Na opinião de Adsom Ronaibe, agente de endemias, o trabalho não pode ficar apenas nas mãos do poder público e a população tem que fazer sua parte. “Nós somos poucos para a população de Picuí, então, todos devem fazer sua parte, o poder público está fazendo sua parte, falta agora à participação mais intensa da população antes que haja uma epidemia”, alertou.

Segundo a Secretaria de Saúde municipal, o Ministério da Saúde alerta para alguns índices de controle da seguinte forma; 1% - Considerado Normal, 5% - Considerado Risco epidêmico.

Os bairros mais preocupantes são o Centro da cidade e Bairro Monte Santo 10.46 e 7.3, respectivamente. Segue abaixo os índices em cada bairro divulgado pelos agentes de endemias em entrevista ao programa oficial do município “Bom Dia Picuí”:

 
BAIRRO E RISCO EPIDÊMICO:

MONTE SANTO 10.46
CENTRO 7.3
LIMEIRA 4.24
CENECISTA 2.74
SÃO JOSÉ 2.70
FRANCISCO DE ADALTO 1.86
JK 1.81
PEDRO SALUSTINO 1.9

 
DICAS DE COMO COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE:

- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

- Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje. Além disso, remova folhas, galhos e toda a sujeira que possa impedir a água correr pelas calhas;

- A caixa d’água deve ser mantida completamente fechada. Assim como as embalagens e recipientes, que devem estar sempre tampados ou virados com a entrada para baixo. Se forem grandes, o ideal é proteger com uma lona impermeável e eliminar as poças que se formam sobre ela.

- Se você tiver plantas aquáticas, pelo menos uma vez por semana é preciso lavar o vaso principalmente por dentro. Use água, sabão e esfregue bem com uma escova.

- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta. Se você não colocou areia e o pratinho acumulou água, lave bem com água e sabão.

Fonte: ASCOM Janderye Macedo




Nenhum comentário