Últimas Notícias

Deputado Efraim Filho não aceita fusão do PMDB com o Democratas.

Efraim - Pai e Filho
A mobilização de algumas lideranças nacionais dos Democratas (DEM), entre os quais o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para a realização de uma fusão com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) vem sendo refutada no cenário paraibano e ironicamente tratada pelo deputado federal Efraim Filho como proposta de um grupo pequeno do DEM, cujo resultado será tal qual "espuma na areia".

O desempenho geral negativo do DEM nas últimas eleições, incluindo a tentativa de reeleição do senador Efraim Morais, pai do deputado, é uma das explicações dadas por setores da cúpula nacional do partido para justificar a aproximação com o PMDB. Uma perspectiva refutada pelo parlamentar paraibano.

"No âmbito nacional, a posição da Paraíba é fechada contra essa fusão e pelo papel da oposição que vamos fazer, afinal, 44% da população brasileira votou a favor do projeto que a oposição lançou", disse Efraim Filho, acrescentando que a função do partido será o de representar essa parcela da sociedade.

Os rumores associados ao prefeito Gilberto Kassab se tornaram mais uma especulação na disputa por espaços dentro da movimentação dos partidos após o processo eleitoral, e as conversas estariam sendo intermediadas com vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB), que, temendo problemas com o PT, opositor do DEM, desistiu de levar adiante a incorporação da legenda ao núcleo peemedebista, pelo menos no atual momento.

Na Paraíba, a avaliação de Efraim Filho sobre a postura do DEM é de participação no projeto de governo do candidato eleito Ricardo Coutinho (PSB), que tem como opositor o governador José Maranhão (PMDB). "Fomos o primeiro partido a dar o apoio a Ricardo Coutinho em dezembro do ano passado. Se havia divergências, resolvemos nos apegar ao que nos unia na construção de uma agenda positiva na Paraíba", defendeu.

O partido Democratas é considerado um adversário histórico do Partido dos Trabalhadores (PT), que elegeu Dilma Rousseff e derrotou nas urnas o candidato José Serra(PSDB), no dia 31 de outubro. A troca de farpas entre os dois partidos segue as discussões na Câmara Federal, incluindo a distribuição dos royalties do pré-sal.

Apesar de o DEM de dispor da prefeitura de São Paulo, a capital economicamente mais desenvolvida do país, a mobilização pró-fusão da legenda com o PMDB é minimizada pelo deputado Efraim Filho. "Entendemos que essa voz é de um grupo minoritário do partido e que o presidente nacional do partido, Rodrigo Maia, é contra essa mudança".

Do DB

Nenhum comentário