Últimas Notícias

MS divulga valores destinados a municípios que incorporarem agentes de combate a endemias.

O Ministério da Saúde editou a portaria nº 611, de 10 de novembro de 2010, que publica na forma dos Anexos desta Portaria, os valores dos incentivos destinados aos municípios para a incorporação do Agente de Combate a Endemias - ACE, ou dos Agentes que desempenham essas atividades, mas com outras denominações, na Atenção Primária à saúde visando fortalecer as ações de Vigilância em Saúde junto às equipes de Saúde da Família.

Na Paraíba, 47 municípios encaminharam projetos para aprovção no CIB. É válido lembrar que esses municípios devem, portanto, aplicar os recursos de maneira a cumprir o que está pactuado em conformidade com as normas vigentes.

Agentes de Combate a Endemias (ACE) - Esse agente comunitário de saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.

São consideradas atividades do ACE, na sua área de atuação:

I - a utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sócio-cultural da comunidade;

II - a promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva;

III - o registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde;

IV - o estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde;

V - a realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; e

VI - a participação em ações que fortaleçam os elos entre o setor saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida.

MUNICÍPIOS PARAIBANOS QUE RECEBERÃO O INCENTIVO:

Natuba
Poço Dantas
Gado Bravo
Aguiar
São José de Caiana
Bom Jesus
Serra Grande
Lastro
Coremas
Queimadas
Aroeiras
São Bento
Boqueirão
Alagoa Grande
Areia
Pedra Branca
Paulista
São João do Rio do Peixe
Itaporanga
São Domingos de Pombal
Princesa Isabel
São José do Brejo do Cruz
Uirauna
Sousa
João Pessoa
Barra de Santana
Algodao de Jandaira
Serido
Picui
Cuite
Riacho de Santo Antonio
Sao Francisco
Caturite
Desterro
Pirpirituba
Dona Ines
Sao Sebastiao Lagoa Roça
Puxinana
Alagoinha
Teixeira
Pocinhos
Belém
Lagoa Seca
Esperança
Mari
Frei Martinho
Cabedelo

Os municípios filiados à Famup podem tirar dúvidas sobre gestão do SUS com assessoria especializada:

Nelson Calzavara de Araújo
Assessor para Gestão do SUS
91293888 / 96343818

Fonte: Famup

Nenhum comentário