https://picasion.com/

Últimas Notícias

Caracterização do Território do Curimataú



O Território do Curimataú está inserido na Mesorregião do Curimataú Paraibano, no Semiárido Brasileiro, é uma região de solos jovens e bastante rasos com baixa precipitação anual distribuída nos meses de março a junho, onde predomina a atividade da pecuária e em outras áreas a agricultura como também o extrativismo Mineral, a aridez é neste Território bastante acentuada, a vegetação predominante é do tipo Caatinga Hiperxerófila.
O ambiente litológico do Curimataú corresponde a um cenário formado de rochas ígneas, metamórficas e sedimentares, oriundas do Pré-Cambriano e Terciário.Abrange uma área de 3.264,50 Km² e é composto por 10 municípios: Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cacimba de Dentro, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Picuí e Sossego.A população total do território é de 97.406 habitantes, dos quais 38.142 vivem na área rural, o que corresponde a 39,16% do total. Possuem 8.665 agricultores familiares, 762 famílias assentadas. Seu IDH médio é 0,58. Essa ação faz parte da estratégia de fortalecimento dos Territórios de Identidade, principalmente os territórios que possuem o “Programa Território da Cidadania”. Inicialmente serão dois veículos que foram licitados e adquiridos  ano passado, depois virão os equipamentos como computadores, máquinas digitais, data show e outros.

O Território de Identidade do Curimataú receberá dois veículos do governo do estado, sendo um para o trabalho da Assessoria Territorial e outro para o trabalho da Base de Serviço e Comercialização.
Tais atividades são fundamentais para o desenvolvimento e articulação de políticas públicas nos dez municípios: Picuí, Frei Martinho, Nova Palmeira, Baraúna, Sossego, Cuité, Nova Floresta, Damião, Barra de Santa Rosa e Cacimba de Dentro.
A cessão de uso dos veículos ficará com a ONG CEOP, que é sede do Colegiado de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável do respectivo território.
Estrutura do Território:

Colegiado: instância máxima de decisão, composta por 50 % de governo e 50 % da sociedade civil, envolve aproximadamente 80 entidades.
Coordenação Territorial: instância composta por dez entidades obedecendo a paridade entre governo e sociedade civil.
Coordenação executiva: Composta por quatro membros, extraídos da coordenação territorial, ambos também compõem a Rede de colegiados Territoriais:
Assessoria Territorial: tem a função de animar processos, articular encontrar e sistematizar as ações deliberadas pela plenária.
Assessora: Acácia Barros

Técnicos de Base e Comercialização: Tem a função de abrir mercados para comercialização dos produtos da agricultura familiar do Território, com ênfase para o cumprimento para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar, cumprimentos dos 30 % estabelecidos na Lei Federal) e no PAA (programa de Aquisição de Alimentos):
Técnicos:

01 – Rinaldo Robson – Técnico em Comercialização
02 – Janiel César – Técnico Administrativo
03 – Olivânio Dantas Remígio – Coordenador dos Técnicos
Entidade Responsável: CEOP

Fonte: Olivânio Dantas Remígio

Nenhum comentário