https://picasion.com/

Últimas Notícias

INSS convocará 2,4 mil pessoas que recebem benefício por incapacidade.

Aproximadamente 2.400 paraibanos que recebem o benefício por incapacidade – auxílio-doença e aposentadoria – por determinação judicial serão convocados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para que seja realizada uma nova perícia. No país serão convocados 580 mil segurados, de acordo com o presidente do órgão, Mauro Luciano Hauschild,

O objetivo da revisão dos benefícios é constatar se os segurados estão dentro das especificações do órgão. Ou seja, o INSS quer ter certeza de que as pessoas realmente têm direito ao benefício. “É uma forma de evitar pagamentos indevidos”, disse o chefe do serviço de benefícios, Gabriel Ianez.

Segundo ele, de certa forma, o órgão já vem fazendo a revisão dos benefícios há algum tempo. “É um trabalho feito regularmente na Paraíba, tanto que muitos desses 2.400 segurados já devem ter recebido as correspondências de convocação para comparecer ao órgão”, explicou. Mensalmente, cerca de 50 segurados deixam de receber o benefício por incapacidade na Paraíba. Porém, uma quantidade semelhante começa a receber. Atualmente, o INSS paga o benefício do auxílio-doença a aproximadamente 12.300 paraibanos.

O auxílio-doença é um benefício temporário, destinado aos trabalhadores que estão impossibilitados de continuar no emprego, exercendo suas atividades habituais.

“O objetivo é verificar se essa capacidade permanece ou se o trabalhador pode receber alta”, afirmou. “A revisão também tem o intuito de analisar o processo judicial que concedeu o benefício ao trabalhador”, acrescentou Ianez. A decisão de manter o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez será da Justiça, pois o resultado da nova perícia será encaminhado ao juiz que garantiu o benefício.

Do JP

Nenhum comentário