Últimas Notícias

PÓ E SOFRIMENTO: Isolada pelo chão batido, pequena Olivedos aguarda há décadas presente de concreto e asfalto.


Quatorze quilômetros de chão de barro e seixos separam a pequena Olivedos do desenvolvimento. Emancipada politicamente há 50 anos, desde lá o pequeno recanto do Curimataú paraibano espera, entre lamentos e muito pó, a literal concretização de um sonho: o calçamento do único caminho que liga o município ao resto do mundo.

Não só pela poeira que maltrata os pulmões e recobre a dura realidade, a população clama há décadas por uma obra que poderia ter poupado dezenas de vítimas, ceifadas nas curvas escorregadias da PB-157.

“Se ao menos a pista fosse menos sofrida, poupava a gente de muita coisa ruim”, reclama a comerciante Luzia Maria da Conceição, lembrando que muitos doentes da cidade sequer conseguiram chegar ao hospital mais próximo por não suportar o sacolejo massacrante do caminho acidentado.

Outro caso tocante que marcou a memória da comerciante foi o de uma gestante que, já em avançado trabalho de parto, precisou ser levada às pressas para uma maternidade da redondeza. Apesar do esforço e cuidado, infelizmente a `mamãe’ não conseguiu evitar que seu bebê sofresse as sequelas da tribulação. “Faltou pouco pra criança morrer. Graças a Deus ele só sofreu um pouquinho”, comenta a comerciante.



Prejuízos - Outro que não se conforma com o desprezo dado à sua terra é o artesão Sebastião Antônio. Apaixonado por aquele pedaço de chão - que carinhosamente chama de ‘meu cantinho’ – o curtidor de couro lamenta as perdas financeiras que a falta de infraestrutura de mobilidade traz à localidade.

“Eu mesmo já pensei em por meu carrinho pra rodar na pista levando o povo e mercadoria. Mas compensa? Na primeira viagem eu perco tudo só gastando pra consertar o estrago nas peças”, explica o artesão.

Outro grupo penalizado com a situação lastimável da estrada são os agricultores do município. Destaque na produção de algodão arbóreo, côco, manga, fava, feijão e milho, o município sente dificuldade para escoar a produção. Não só pela estagnação econômica, a deficiência também trava a geração de emprego.



Mais uma vítima - As curvas perigosas da pista de barro e pedras não pouparam nem mesmo a força policial do município. Durante uma diligência, a única viatura da cidade ficou completamente destruída, após o condutor perder o controle do veículo e capotar.

“Até a polícia pagou caro e a gente também: sem estrada que preste, nem segurança. Ficou a polícia a pé e nós com medo da bandidagem”, bradou Luzia Maria.

Mesmo com a revolta guardada na garganta, o povo olivedense encontrou no conformismo a inspiração para o apego ao que é seu, mesmo que seja a prova de sua condição de ‘esquecidos’. No dia 14 de dezembro do último ano a precária estrada foi oficialmente batizada: Manoel Araújo Souto, ‘herói’ da emancipação da cidade.

Do Mais PB 

3 comentários:

  1. Vejam no SAGRES do TRE. o Governador Ricardo Coutinho contratou mais de 15.718 servidores só até o presente esse ano, e fica mentindo, essas obras de estradas são todos fruto de dinheiro mando pela Dilma, o estado tá cheio de dinheiro e ele não da aumento aos servidores, sempre com mentida, e agora ameaçando os Jornalistas falando em processar, se colocar na cadeira quem falar das suas fralcatruas vai colocar mais da metade dos paraíbanos na Prisão.

    ResponderExcluir
  2. O que tem a ver salário com estradas, todas as estradas do estado estavam entregues as baratas, O governo RC não tem nem um ano ainda vc vem cobrar que ele faça em um ano o que Maranhão e Cássio não fizeram em 16, me poupe, quanto a essa estrada de Olivedos tenho certeza que mais cedo ou mais tarde ela entrará na lista das que serão construidas por RC. Frei Martinho por exemplo estava em situação pior a essa e a obra encontra-se em andamento, o prefeito faz oposição ao governo do estado e mesmo assim a estrada tá sendo feita. Então meu amigo, se vc tem tantas informaçoes assim, sabe de onde veio e onde está tanto dinheiro é pq vc era um dos sanguessugas dos Governos Anteriores que só pensavam no próprio bolso e agora tem que trabalhar duro como todo mundo.

    OBS.: Não votei em RC, por gratidão algumas pessoas, mas torcia pra que ele fosse eleito, gosto das coisas certas. Acho que o amigo é daqueles que cobram saúde e estradas mais procura um meio de sonegar os impostos, impostos esse que servem exatamente para esse setores.

    ResponderExcluir
  3. Ao anonimo segundo retribuo o meu comentario, também nõ tive o desprazer de votar nesse Desgoveno não, ainda bem se não já teria morrido de raiva, mas pra voce ter uma ideia eu faço parte de indigestivo governo, não estou com cargo ganhando como assessor por que não preciso nem me submeto a fralcatruas, jamais sigo orientação de niguem contra minha dignidade, nõ gosto do Goveno de Ricardo até presente, mas sou amigo dele, duvido que eu faça-lhe uma ligação e ele não atenda de imediato, Eu tive a oportunidade de incentiva-lo para não sair de candidato ao Governo, pois queriam tira-lo para Senador, e Eu fiz o pedido e ele me garantiu vou ser Governador, e tá sendo só que no momento não aprovo suas mentiras.

    ResponderExcluir