Pedra Lavrada realiza a IV Conferência sobre Criança e Adolescentes.
O Município de Pedra Lavrada, através da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Ação Social, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Conselho Tutelar realizaram neste último dia 06 de dezembro a sua IV Conferência dos direitos da Criança e do Adolescente, este ano o evento foi regional, sendo realizado conjuntamente com o Município de Nova Palmeira.A Conferencia foi realizada no prédio do Centro Profissionalizante de Pedra Lavrada e reuniu toda a comunidade organizada, como representantes da saúde, educação, entidades religiosas, associações, escolas, e os participantes dos programas sociais PETI, Projovem dos Municípios de Pedra Lavrada e Nova Palmeira e ainda o grupo da Melhor idade de Pedra Lavrada “Conviver” e a comunidade em geral.
Na oportunidade, foi discutido o tema que é diretriz para guiar todas as conferencias municipais, em busca de aprovar medidas a serem avaliadas para a Conferencia Estadual e posteriormente para Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontecerá em julho de 2011 em Brasília – DF. Um dos diferenciais da Conferência é a participação efetiva de adolescentes na comissão organizadora da 9ª conferência nacional, que deverá também estimular a participação de crianças e adolescentes nas comissões estaduais, municipal e distrital.
Mobilizar o sistema e a população em geral para a garantia de direitos e a implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
O tema Central: “Mobilizando, Implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos municípios” foi amplamente discutido pela conferencista Iraneide de Almeida Golveia, a mesma é Psicóloga e Graduada em Direito pela UEPB e tem vasta experiência com penas Alternativas, trabalhos com menores infratores e violência contra a mulher.
Os principais atores sociais para o alcance dos objetivos da Conferencia dos Direitos da Criança e do Adolescente, são os Poderes Públicos constituídos, no Município, como o Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como o Ministério Público, Integrantes do Conselho Tutelar, Empresários, Sindicatos, Associações e segmentos religiosos. A IV edição da Conferencia em Pedra Lavrada, não registrou a participação de representantes do judiciário.
Um marco importante na conferência, foi o relato em números que os conselhos Tutelares de Nova Palmeira e Pedra Lavrada trouxeram, em levantamento referente ao ano de 2011, onde foram citadas ações que ferem os direitos da criança e do adolescente como: estupros, maus tratos, abuso sexual, prostituição de menores, condução de veículos automotores, abandono de incapaz e outros graves acontecimentos que expõem crianças e adolescentes a sérios riscos.
Ao final da conferência foram expostas idéias elaboradas pelos participantes da conferência que serão levadas a Conferencia Estadual e sendo aprovadas, serão expostas na 9ª Conferencia Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Todos são unanimes quando afirmam que devemos educar os pais e de forma efetiva, permanente e dinâmica e atrativa, conscientizar e educar os filhos, que é o público alvo (crianças e adolescentes) para os riscos, que são sutis, muitas vezes camuflados e transparentes outras estão às vistas livre todos os dias e a sociedade teima em dizer que não vê.
Zé Euflávio do Giropb

Adelton Alves e Edmilson Pereira foram chamados de mal informados na manhã desta sexta feira dia 09, pela secretária de saúde de Campina Grande.
ResponderExcluirComo sempre acontece infelizmente os mesmos são de 1ª informação, e tentaram denegrir a imagem do setor de saúde da cidade através de informações de terceiros. Deram-se mal, pois a secretária estava ouvindo e imediatamente ligou e pediu direito de resposta, sendo atendida respondeu a altura aos radialistas. O que deveria ter sido feito pelo presidente da Câmara de Picuí José Roberto Dantas quando foi citado por ter desempatado com o voto de minerva a votação do projeto "Escola de Sucesso" reprovado por 5x4.
Esse projeto que não despertou o interesse dos funcionários da educação de Picuí, pois no dia da votação apenas duas professoras e um professor estavam no plenário. Normalmente quando o projeto é interessante o plenário fica lotado, a exemplo do mês de junho passado quando um aumento foi aprovado para a classe.
É claro e evidente que os radialistas "badala" muito o nome do prefeito pq a FAMUP é patrocinadora do programa. Prestem bem atenção que os radialistas estão sempre bajulando o prefeito Tota de Pedra Lavrada, sabe pq? Tota é tido como o futuro sucessor de Buba na presidência Famup. Tão ligados?
Dizem por aí que os apresentadores são amicíssimos daqueles que estão no poder.