https://picasion.com/

Últimas Notícias

Picuí - PB: Breve histórico da atividade mineral.


No Município de Picuí , assim como em toda Província pegmatítica do Seridó , a atividade mineral nos garimpos segue ainda preceitos dos antepassados, apesar de constituir alternativa de trabalho regional, desempenhando importante Papel na fixação da população na área durante a seca, consistindo em grande forma de representatividade econômica na renda regional. Durante a segunda guerra mundial houve um incremento na produção mineral da região, graças à decisão do governo americano em enviar geólogos e engenheiros, com o objetivo de pesquisar e explorar nossos minérios, dentre eles berílio, Tântalo, Nióbio e Tungstênio para o fabrico de equipamentos bélicos. Diante da necessidade na obtenção de matéria prima em abundância, contaram com a larga experiência dos nossos garimpeiros, recrutando-os e treinando-os no exercício da atividade de pesquisa e exploração.

 “Somos a terra da Carne de Sol, do picolé caseiro e também a terra da mineração. Há anos exploramos minério em nosso município que apesar de constituir alternativa de trabalho regional no período da seca, esta atividade ainda não foi transformada em potencial econômico na mesma proporção, simplesmente por falta de investimentos neste setor o tempo passou e, no entanto, não houve avanço em pesquisas, tecnologias exploratórias ou condições de trabalho nas frentes de lavra. Os garimpeiros continuam usando métodos rudimentares de exploração mineral, mas agora com o incentivo do governo do estado, com a criação desta cooperativa acredito que esta realidade vai mudar e vamos conseguir transformar esta atividade em potencial econômico e proporcionando aos garimpeiros melhores condições de trabalho nas frentes de lavra” Avalia o pesquisador e técnico em mineração recém- formado Antonio de Pádua.

Fonte: Antonio de Pádua Sobrinho

4 comentários:

  1. Este acompanhei todas as matérias sobre a mineração neste informativo , textos muitos clarios objetivos . parabenizo o jovem Antonio de Pádua pelo trabalho em divulgar nossas riquezas minerais. desejo a todos os picuienses feliz 2012

    ResponderExcluir
  2. Lendo está postagem fiz um viagem no túneo do tempo como diria uma amiga minha , a mineração faz parte da história de muitos picuienses desde de criança que escuto essas histórias é um excelente trabalho este desse menino esta resgatando a história de picuí. meu avôs sempre me contam essas aventuras. parabéns mesmo precisamos dejovens promissores vá em frente menino sucesso

    ResponderExcluir
  3. Atualmente tem se ouvido falar muito na mineração através deste menino , já vi várias exposições dele mostrando nossos minérios , desde do material bruto até o produto final. Esperamos que com esta cooperativa as coisas mudem e os garimperios possam ter melhores condições para trabalhar, émuito cedo paar criticar algoque está iniciando , resta aguardar os resultados , mas acredito que agora vai , conheço o toninho tenho visto seu esforço sua dedicação. vamos tocer.

    ResponderExcluir
  4. Picuí terra da Mineração , sempre teve grande potencial neste setor essas histórias estão marcadas e fazem parte da vida dos picuienses.

    ResponderExcluir