Picuiense Wellyson Marlon Jr. conhece o crítico de cinema e literatura João Batista de Brito.
O Picuiense Wellyson Marlon Jr. esteve no último domingo em casa do crítico de cinema e literatura João Batista de Brito, um dos maiores nomes do país na área da crítica cinematográfica. João é casado com uma Picuiense, Detinha filha do ex-prefeito do município Eduardo Macedo. O encontro se deu na capital João Pessoa, aspirado há algum tempo pelas cunhadas do cinéfilo, Ninfa e Normandia, sobretudo pelo jovem Picuiense que futuramente pretende cursar no Rio de Janeiro a Escola Darcy Ribeiro de Cinema, a melhor do Brasil.
Na ocasião, Wellyson contou ao crítico de cinema que a primeira vez em que ouviu alguém falar em seu nome passou despercebido. A segunda vez foi através do diretor de fotografia João Carlos Beltrão, durante as gravações de O Contador de Filmes — curta do cineasta paraibano Elinaldo Rodrigues, o qual aborda a vida do cinéfilo picuiense Ivan Cineminha, uma verdadeira enciclopédia ambulante da sétima arte moderna. O documentário foi rodado, em parte, na cidade de Picuí, em 2010. Inclusive, o filme encerra coincidentemente com Wellyson dando um depoimento sobre sua relação pessoal com o cinema do ponto de vista local. João é um dos personagens desse documentário paraibano, premiadíssimo em festivais, tendo também o traduzido para o inglês.
Wellyson ficou encantado ao saber da figura intelectualizada de João. Então, certa vez perguntou ao amigo, professor universitário e escritor Picuiense Carlos Cartaxo (prêmio Jabuti de literatura) se conhecia o tal de João Batista de Brito: "É um dos caras mais geniais que conheço. Já leu Shakespeare em inglês. Conhece cinema como poucos. Também crítico de literatura. Professor aposentado da UFPB. E um intelectual de marca maior.” Wellyson arrancou risos de João ao dizer o que pensou enquanto Cartaxo lhe dizia: “Tenho que pegar esse cara pra ser meu amigo!”
João é o autor de Imagens Amadas, publicado no ano do centenário do cinema, este livro está dividido em três partes. As duas primeiras compreendem críticas de filmes, e a última, uma série de textos sobre teoria e história do cinema, com fartura de exemplos. À leitura das resenhas que compõem a primeira parte, também é possível assimilar muitos conceitos e informações teóricas, uma vez que estes são mobilizados pertinentemente para a construção das análises. O título do livro dá nome à sua coluna no suplemento literário Correio das Artes (do jornal A União) e a um blog, muito visitado no Brasil e também por internautas do exterior, o que muito lhe surpreendeu. Eis o link: http://imagensamadas.com/.
O crítico presenteou o Picuiense com um de seus títulos, Um beijo é só um beijo (Minicontos para Cinéfilos), obviamente com direito à dedicatória, é claro: “A Wellyson, com apreço e todas as expectativas de João Batista de Brito, em 08.04.2012. E também assistiram juntos o documentário O Contador de Filmes, até então, inédito para Wellyson. “Não sabem o prazer e a honra que foi conhecer João. “Um sujeito simples e adorável, muito embora um intelectual formidável.” Diz o Picuiense maravilhado.
Fonte e texto: Veja História 1

Parabéns Wellysson!!
ResponderExcluirEsse jovem tem futuro promissor.
Aliás gostaria aqui de destacar outras pessoas de valor em nossa cidade: Poeta henriques,Carlos Cartaxo, Ivan Cineminha, professor Robsnon, Welisson, dentre outros.
O Pessoal de picuí deve reconhecer o valor destes e não apenas ficar naquela de Felipe Tiago Gomes, que aliás muito fez por Picuí, mas existe outros também.
As vezes são tantas homenagens a Felipe que chega a ser enjoativo.
Até homenagem de mais é muito.
Fica a dica!
TAMBÉM PENSO ASSIM!
ExcluirQUEM TAMBÉM PENSAR ASSIM, COMENTE EM BAIXO: TAMBÉM ACHO!
Também acho!
Excluirsaiba que toda homenagem a DR. FELIPE TIAGO GOMES é pouco, vai passar 1000 anos e não nasce outro DR. FELIPE TIAGO GOME, foi muito infeliz você que postou o comentario acima, deixou muito a desejar...
ResponderExcluirMas eu acho que já deu.
ExcluirPosso ter minha opinião?? dono da verdade!?
Construiram até uma estátua, coisa que só se faz para os "Santos" da Igreja católica.
Reconheço tudo o que ele fez, mas não preciso tietar desse tanto.
Aliás picui teria se tornado uma cidade turística se tivesse construido um "santo" da igreja católica lá em cima daquelas pedra.
Veja o exemplo de outras cidades que fizeram e se tornaram ponto de visitação. Acho que guarabira, se não me engano.
Infeliz é essa sua tietagem.
Vejam essa matéria Nacional.
ResponderExcluirGostaria de saber onde fica este lugar que abriu as portas? onde fica esse Lugar?
http://www.cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19502:apos-diagnostico-nucleo-de-apoio-a-crianca-e-adolescente-de-picui-pb-abre-as-portas&catid=40:crack&Itemid=132
onde a principal ideia é: “A ideia é deixá-los bastante cansados, com atividades durante todo o dia para não dar chance ao vício. Somente ao final do dia é que eles voltam para suas casas” (quem falou isso, precisa estudar um pouco mais, essas não são declaraçõe típica de quem estudou). Palavras que até meu meu irmão de 10 anos sabe dizer.
Opinem!
E o prefeito no Canadá...
ResponderExcluirTomando seus bons drinques.
"E ainda ouve boatos que ele estava na pior, P@#%a se isso é estar na pior, o que é está na melhor então".
Prefeito, diga a luiza que mandei um salve!
Francisco, não apague os cmentários.
ResponderExcluirPARA NOOSSSSSSSSSAAAAAA ALEGRIAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Alguns comentários foram deletados pois fugiram do teor da matéria.
ResponderExcluir