Últimas Notícias

PICUÍ-PB: Mineração foi tema de debates e palestras da 3ª feira de ciências e tecnologia do IFPB.



Durante os dias 06 e 07 de dezembro do ano em decurso, foi realizada no Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia da Paraíba- IFPB- Campus Picuí a 3ª Feira de Ciências e Tecnologia, realizada em conjunto com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012. A Feira deste ano teve por finalidade estimular e valorizar a produção de projetos e o incentivo ao estudo e despertar o interesse dos estudantes pelas áreas de ciência e tecnologias, identificando talentos que possam ser estimulados a seguirem carreiras cientifico-tecnológicas. Além de ter aberto espaço para discussões nas diversas áreas temáticas, apresentadas  durante a programação. Para um público formado por professores, estudantes e sociedade Picuiense.

O evento iniciou com uma palestra do Geólogo e professor, Francisco de Assis Souza, sobre “O lixão Mineral” os impactos ambientais provenientes da atividade mineral sem planejamento, aonde o rejeito “lixo” mineral sem valor econômico no momento é descartado sem nenhum critério técnico, causando sérios impactos ambientais na região, além do impacto visual, do ar, fauna e flora. Também podem contaminar a água, já que muitas vezes estes rejeitos são jogados em encostas a jusante a açudes e barragem, sendo carreados para os mesmos no período de chuva.

Em seguida o Atual Diretor/Presidente da COOPICUÍ-MINERAÇÃO, Cooperativa dos mineradores de Picuí, Tony Henriques, falou da importância da Cooperativa para município e região, os desafios que ele tem enfrentado para fortalecer a mesma, os ganhos sociais, econômicos e ambientais que a cooperativa irá trazer e esta trazendo para o município, destacando as seguintes ações desenvolvidas inicio da legalização e formalização de áreas; recursos Adquiridos/Empreender e Cooperar, redução dos atravessadores; garantia de compra ao pequeno minerador já que antes vendia a atravessadores, a preços baixíssimos de mercado. "Antes o pequeno minerador tirava o seu produto, uma semana vendia por um preço outra vendia por outro valor pelo fato da venda ser a atravessadores, hoje ele produz mais sabe por quanto irá vender e por um preço bem melhor, e com melhores condições de trabalho já que o carregamento era feito de forma manual hoje com aquisição de uma pá carregadeira através do Empreender-PB, o carregamento é feito com maior rapidez e segurança, já que antes se demorava horas para carregar uma caçamba”. Destacou

Dando iniciou ao ciclo de palestras o técnico em mineração e professor Antônio de Pádua Sobrinho, destacou  o trabalho que ele vem desenvolvendo aqui na região ,  apresentando um diagnostico feito por ele da atividade mineral do município , abordando um breve historio da atividade na região , situação atual , ações desenvolvidas , resultados alcançados e esperados. “É muito gratificante esta participando deste evento e pode estar compartilhando meus conhecimentos com os futuros técnicos em mineração do IFPB de Picuí, onde fui e sou aluno” Disse.

A situação dos pequenos mineradores na mesorregião e Seridó paraibano é bastante precária a mais de 60 anos, mas estamos mudando este quadro  existente , focando comercialização, saúde e segurança dos trabalhadores . “Além das questões sociais, ambientais e tributárias, porém é preciso que haja o fortalecimento do cooperativismo, pois sem cooperação não haverá avanços, apesar dos recursos financeiros e ações desenvolvidas” - Concluiu.

Para encerra a programação e o ciclo de palestras o engenheiro de minas, vice-prefeito e prefeito eleito de Picuí Acácio Dantas, proferiu uma palestra sobre a importância da mineração para o município, falou um pouco da sua história e trajetória profissional, como engenheiro, e destacou os seus projetos em prol do desenvolvimento mineral do município, na oportunidade o técnico Antônio de Pádua, fez algumas reivindicações e cobranças ao prefeito eleito destacando o ‘Dia do Garimpeiro e do minerador em Picuí “segundo lei municipal número 1.377, dia 29 de agosto que é considerado oficialmente o dia do garimpeiro e do minerador. Esta lei originou-se do projeto de lei número 006/2009 de março de 2009, de autoria da Vereadora Roseli Alves de Macedo e foi sancionada pelo prefeito constitucional Rubens Germano Costa em 29 de abril do mesmo ano. " Irei cobrar para que esta data seja comemorada , é de extrema importância para valorização e melhora da auto estima do pequeno minerador." Disse Antônio de Pádua.

Blog do Sobrinho

Nenhum comentário