https://picasion.com/

Últimas Notícias

NOVA PALMEIRA-PB: Câmara se reúne com INSA, Prefeitura e Organizações Sociais.

A Câmara Municipal de Nova Palmeira se reuniu, na manhã de terça-feira, com representantes do Instituto do Semiárido (INSA), Prefeitura e organizações sociais para conhecer e implementar soluções técnicas para a convivência com a seca e políticas públicas voltadas para os municípios do semiárido.

A reunião foi agendada no dia 28 de abril pelos vereadores Sebastião Santos (PT) Sebastião Dantas (PSB) e pelo assessor técnico do INSA Salomão Medeiros.

Em Nova Palmeira, Salomão Medeiros e o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Daniel Duarte, mostraram as atividades do INSA desenvolvidas nos nove estados que compõem o semiárido brasileiro.

Recursos hídricos

O assessor técnico Salomão Medeiros, que é doutor em engenharia agrícola e pesquisador da área de recursos hídricos, disse que os 1.135 municípios que compõem o semiárido, mesmo com as estiagens e por mais estranho que pareça, sofrem com o desperdício hídrico entre os mananciais e as residências. “Um grande problema é a perda de água entre a fonte e o destinatário. Essa perda é de 50%”, informou.

O cientista falou ainda sobre a reutilização de água residuária de origem doméstica. O INSA pesquisa o assunto e Medeiros analisou o caso de Nova Palmeira. A média de consumo de água por habitante no semiárido é de 103 litros a cada dia. Considerando a população de Nova Palmeira, o consumo é de 210 m por mês. Essa água vai direto para o esgoto. “O reuso existe, mas de maneira precária”, informou o pesquisador.

Diante dos dados, os vereadores, o prefeito e o vice-prefeito abordaram o problema da irrigação de capineiras com a água do esgoto da cidade. Os técnicos do INSA visitaram a estação de tratamento da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA) e propuseram solucionar o problema de Nova Palmeira.

A principal proposta é tratar a água residuária e aproveitá-la, de maneira correta, para a irrigação. Isso vai acabar com a ocorrência de muriçocas na área urbana do município, melhorar o uso da estação de tratamento e direcionar 2.520 m de água por ano para a forragicultura.

A atuação do INSA em Nova Palmeira poderá envolver várias ações. A proposta do professor Daniel Duarte, que é uma referência nacional em assuntos relacionados ao semiárido, é a criação de um setor voltado para a discussão desse tema dentro da secretaria de Agricultura. “A Prefeitura pode criar o departamento de semiaridez. Mas pra isso vai precisar de uma pessoa que tenha intimidade com o assunto, que tenha sangue no olho”, recomendou Duarte.

Visita técnica

Após a reunião na Câmara Municipal, Salomão Medeiros e Daniel Duarte se juntaram aos vereadores Gilvan Mendonça (PMDB), João Francisco Filho (PP), Sebastião Santos, Sebastião Dantas, o prefeito José Félix e o Vice-prefeito Edson Camargo e seguiram acompanhados por representantes da sociedade civil organizada para a estação de tratamento de esgoto da cidade.

Na visita técnica à estação os pesquisadores do INSA avaliaram os tanques de decantação da CAGEPA e fotografaram o local.

Os gestores do município vão programar uma visita à Estação Experimental do INSA para conhecer o processo de tratamento de águas residuárias e avaliar a instalação de um projeto do tipo em Nova Palmeira. Os vereadores se juntarão à equipe da Prefeitura e vão acompanhar o desenvolvimento do projeto.

Educação contextualizada

Os agentes públicos também levaram os técnicos do INSA para a I Conferência Municipal de Educação, realizada na Escola Iran Coelho Dantas.

O professor Daniel Duarte conversou com professores e gestores do município e propôs uma política de educação contextualizada, principalmente, para escolas da zona rural. O secretário de Educação do município, Alexsandro Lucas de Barros, informou que os professores já recebem orientações nesse sentido, mas que quer ampliar essa política nas escolas municipais.

Os técnicos encerraram a visita no Centro de Educação Popular (CENEP), onde conheceram o projeto de cultivo de plantas medicinais e a produção de fitoterápicos da Organização Não-Governamental.

Reportagem Livre

Fonte: Câmara Municipal de Nova Palmeira
ClickPicui com Blog de Nova Palmeira

Nenhum comentário