PICUÍ: Secretaria de Educação realiza o lançamento do PNAIC em nosso município.
A
prefeitura municipal de Picuí, através da Secretaria de Educação, pasta essa administrada
pela professora Amarides Dias, realiza neste sábado dia 20 em nosso município,
o lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – nas dependências
do Auditório de Centro de Formação de professores, no Parque Ecológico-Cultural
Fausto Germano, com horário previsto para as 7:30 horas.
O
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal
assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios
de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de
idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Entenda o Pacto
Alfabetização
Aos
oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do
sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que
dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que
exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o
domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
No
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais
serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1.
O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e
problematizador;
2.
O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre
durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início
da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de
circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam
como protagonistas de suas próprias histórias;
3.
Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas
crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas
diversos e agir na sociedade;
4.
A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de
ensino e de aprendizagem.
Dentro
dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no
contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na
formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma
plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta
ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código
linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está
subjacente à sua prática.
Governos
Ao
aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
Alfabetizar
todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
Realizar
avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º
ano do ensino fundamental;
No
caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto,
para sua efetiva implementação.
Para conhecer melhor o
Pacto
As
Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1.
Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus
orientadores de estudo;
2.
Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e
tecnologias educacionais;
3.
Avaliações sistemáticas;
4.
Gestão, mobilização e controle social.
NÚMEROS DA
ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
Nº escolas com matrículas no 1º, 2º, 3º ano e
multisseriadas/ multietapa 108.733.
Nº
de turmas do 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa 400.069.
Nº
de matrículas do 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa 7.980.786.
Fonte:
INEP
Francisco
Araújo
Fonte de Pesquisa sobre PNAIC: Mec
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