NOVA PALMEIRA-PB: Realizado nesta quarta-feira (28), o OPM na comunidade da Papa-Fina e região.
A Prefeitura de Nova Palmeira colocou em prática nesta quarta-feira, 28 de agosto, na comunidade Papa-Fina, mais uma etapa do Orçamento Participativo Municipal.
O OP nada mais é que o processo de participação direta da população na definição de prioridades para as despesas em investimentos e serviços públicos, executados pelo governo municipal.
Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito José Felix, o vice Edson Camargo, o assessor jurídico do poder executivo Dr Wanderley, os vereadores Tião Santos(Presidente), Tião Dantas, Eletizânia Nunes(Lana), Sebastião Lima e Gilvan Dantas (que em bom número representaram a câmara municipal). Também se fizeram presentes, os secretários municipais, assessores, e toda equipe de apoio, além da imensa comunidade da Papa-Fina que engloba outras regiões, como o Sombrio, Tamanduá, Lajedo, Posse do Bento, Porteiras, Navio e Boa Fé.
![]() |
| Prefeito Zinho iniciando o Orçamento Participativo |
O prefeito Zinho deu início ao Orçamento Participativo falando da importância da participação popular para a melhoria de toda uma região. O vice-prefeito Edson Camargo, o vereador Tião Santos e o secretário da agricultura Wilson, também fizeram explanações sobre o valor que tem o programa, que é caracterizado como fato inédito no que se refere à administração pública no município.
Os anfitriões Ceiça Costa e seus pais(Zé Vieira e Terezinha) homenagearam o Prefeito, lhe entregando uma cesta de frutas característica da região, mostrando o potencial que a zona rural possui. Ela salientou ainda o problema da falta d´água, que assola toda aquela grande área.
Sebastião Francisco, mais conhecido como Bastinho, morador da comunidade Papa-Fina se sentiu orgulhoso em participar do OP.
“Deixei minhas opiniões junto com a dos outros colegas, para ver se na votação, minhas opções fiquem entre as três escolhidas. Pedi pra que a Cacimba da Besta fosse ampliada e também a criação de uma academia para ajudar na melhoria da saúde da população mais idosa”, completou Bastinho.
![]() |
| Bastinho |
O processo do Orçamento Participativo, estão inclusos as fases de elaboração, execução e fiscalização dos planos e orçamentos públicos.
O Orçamento Participativo abre espaço para que a comunidade local escolha (votação/maioria), 03 (três) prioridades em cada seguimento administrativo proposto pela comissão organizadora.
VEJAM ABAIXO AS PRIORIDADES ESCOLHIDAS PARA CADA SEGMENTO:
AGRICULTURA:
- Construção, recuperação e ampliação de açudes (Poço de Pedra, Posse do Bento, Saco da Troncha, cacimba da Besta, Papa Fina, Tamanduá);
- Construções de cisternas (Sombrio, Papa Fina, Riacho no Navio e escolas da zona rural);
- Construções de poços artesianos.
EDUCAÇÃO:
- Adequação da escola do Navio para atendimento do público alvo (espaço físico, mobiliários da cozinha, sala de aula);
- Cerca da escola do Navio;
- Construção de um pátio na escola do sitio Navio.
ESPORTE E LAZER:
- Conclusão da quadra da Papa Fina;
- Cobertura da quadra e rede de vôlei;
- Aquisição de material esportivo.
HABITAÇÃO: (Apenas 1 item escolhido)
- Construção de casas populares no Sítio Sombrio
INFRAESTRUTURA
- Iluminação Pública na entrada da cidade;
- Construção de uma quadra no sítio Poço de Pedra;
- Recuperação de prédios públicos existentes.
MEIO-AMBIENTE:
- Política de restaurações de áreas degradadas e reflorestamentos;
- Criação de um horto municipal com distribuição de mudas frutíferas, plantas ornamentais e nativas.;
- Proibir o uso indiscriminados de agrotóxicos, mediante a uma lei municipal.
SAÚDE:
- Construção de academia para melhoramento da saúde;
- Academia para criança na escola do Navio;
- Academia para idosos.
Blog de Nova Palmeira/ClickPicui





Nenhum comentário