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Telefonias na PB ficam abaixo das metas.

As quatro operadoras de telefonia móvel, que atuam na Paraíba, descumpriram pelo menos uma das metas estipuladas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nos quatro primeiros meses deste ano.

A operadora Oi mostrou desempenho abaixo da meta em três dos oito itens avaliados: taxa de conexão de dados, taxa de conexão de dados 2G e taxa de conexão de dados 3G. Já a Tim se comportou abaixo do índice de referência da Anatel em dois serviços. A Vivo e Claro não cumpriram o índice de referência exigido pela agência reguladora em apenas uma atividade avaliada.

A avaliação, divulgada ontem pela Anatel, publicou o ranking de qualidade das empresas de telefonia móvel até abril em todos os Estados e no Distrito Federal. As falhas no desempenho das operadoras foram registradas em pelo menos um mês deste ano.

A Oi apresentou taxa de eficiência de 97,79% (em janeiro) e 97,19% (abril) no item taxa de conexão de dados, enquanto a Anatel exige índice maior ou igual a 98%.

Já na taxa de conexão de dados 2G a Oi apresentou desempenho de 97,55% em fevereiro, mas a meta da Anatel é que seja maior ou igual a 98%. O desempenho da operadora na taxa de conexão de dados 3G foi de 96,05% (em fevereiro) e 94,82% (em março), enquanto a referência da agência é maior ou igual a 98%.

Já a Tim apresentou desempenho abaixo da meta da Anatel na taxa de conexão de dados em quatro meses consecutivos este ano: janeiro (97,7%), fevereiro (96,88%), março (97,4%) e abril (97,81%). Na taxa de conexão de dados 2G a Tim ficou abaixo da meta nos meses de fevereiro (96,85%), março (97,39%) e abril (97,45%).

Na taxa de conexão de dados a empresa Vivo apesentou desempenho abaixo do esperado nos meses de janeiro (97,8%), março (97,93%) e abril (97,81%). A Claro não conseguiu cumprir a meta na taxa de conexão de dados 3G no mês de fevereiro (95,13%).

O secretário executivo do Procon Paraíba, Marcos Santos, disse que na reunião com representantes das operadoras de telefonia móvel na Paraíba este mês “eles se comprometeram a apresentar, no início de setembro, projetos de investimentos na área de telefonia móvel e banda larga.

Ainda solicitamos uma sinopse sobre o planejamento de 2013 e 2014 com relação aos investimentos no sinal e um quadro demonstrativo na qualidade do serviço por região da Paraíba. A partir destes dados, vamos tentar firmar um termo de compromisso”, frisou.

PROCON-JP ESTIPULA PRAZO DE 15 DIAS ÀS OPERADORAS
As empresas de telefonia têm um prazo de 15 dias para apresentar sugestões de melhoria no atendimento em João Pessoa e solução dos problemas reclamados pelos consumidores. Os representantes das quatro empresas de telefonia móvel que prestam serviços na cidade de João Pessoa (Oi, Tim, Claro e Vivo) participaram, na tarde de ontem, de uma reunião na sede do Procon municipal, onde foram apresentadas as principais queixas contra o setor, que já acumula 1.125 reclamações só nos primeiros sete meses do ano.

No prazo de 15 dias, a contar da data de ontem, as empresas devem apresentar um plano de melhorias, com soluções que versam sobretudo o bom atendimento ao consumidor. Caso a medida não seja cumprida, o Procon partirá para abertura de procedimentos coletivos, com punições mais rigorosas às empresas, que vão desde multas até possibilidade de suspensão dos serviços.

Segundo a coordenadora-executiva do Procon-JP, Nadja Palitot, a ideia do encontro é adotar novas estratégias para resolução das queixas recebidas pelo órgão, melhorando, assim, a relação entre empresas e consumidores. “Seguindo a orientação da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), compreendemos que a política dos Procons não é só multar. Temos também que alcançar índices de resolutividade. É por conta disso que estamos com a mesa de diálogo com as telefonias, para mostrar as principais queixas e saber quais as soluções das empresas”.

Uma das medidas adotadas pelo Procon-JP a partir de agora é o agrupamento das multas. Ao invés de punir as empresas por falhas específicas, o órgão irá catalogar os problemas e emitir uma única multa, mais robusta que as emitidas normalmente.
“Todas as multas e reincidências serão colocadas num único procedimento, que vai ter um valor mais elevado”, explicou Nadja Palitot.

Até julho deste ano já foram registrados 1.125 reclamações contra a má qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel de João Pessoa. Encabeçando o ranking das empresas está a Oi, com 654 queixas. Em seguida vem a Claro (246) e a Tim (151). A Vivo possui o menor número de reclamações, com 85 registros.

A reportagem tentou contato com os representantes das empresas presentes na reunião, mas eles afirmaram não conversar com a imprensa. Já a assessoria da operadora Oi respondeu que a “companhia está focada em aprimorar os níveis da qualidade de seus serviços e garantir entregas consistentes de resultados aos seus clientes e aos órgãos de Defesa do Consumidor. Para isso, a empresa tem direcionado seus esforços na atuação do tripé Operações, Engenharia e TI, de modo a aprimorar os processos voltados ao cliente”.

JPOnline

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